Música

Lista

Dave Grohl do Foo Fighters é o frontman mais legal do Rock

48 anos de Dave Grohl: 9 momentos que mostram que o líder do Foo Fighters é o cara mais legal do Rock

14.01.2017, às 10H12.
Atualizada em 04.05.2017, ÀS 10H46

Neste sábado, Dave Grohl completa mais um ano de vida. Aos 48 anos, o vocalista e guitarrista do Foo Fighters se transformou em um dos últimos rockstars da música graças a um estilo empolgado e cheio de energia dentro e fora dos palcos. O currículo do músico revelado no Nirvana é dos mais extensos e para completar é frontman de uma das maiores bandas da atualidade. Em homenagem ao músico, listamos alguns momentos que provam que Dave Grohl é um dos caras mais legais do rock.

O show em Cesena

Ansiosos por um show do Foo Fighters na pequena cidade de Cesena, na Itália, mil fãs gravaram um vídeo tocando Learn to Fly e pedindo a presença da banda. Dias depois, Dave Grohl respondeu ao incrível esforço dos italianos, garantindo a ida do grupo à cidade. O show, realizado em 2015, parou a cidade e contou com Fabio Zaffagnini, organizador da ação, cantando junto com a banda no palco.

O dia em que Dave quebrou a perna

Dave quebrou a perna durante um show na cidade de Gutemberg em 2015, mas nem isso foi o suficiente para o cantor cancelar a apresentação. "vocês têm a minha palavra de que o Foo Fighters vai voltar e terminar o show, mas, agora, vou ao hospital consertar minha perna", disse o vocalista. Taylor Hawkins assumiu o microfone e a banda tocou alguns covers. Durante a execução de Under Pressure, o vocalista voltou ao palco de maca, sentou-se em uma cadeira com sua guitarra e continuou o show.

Nada de briga em shows do FF

Brigas são infelizmente comuns em shows de rock. Mas não pense em se envolver em confusões em um show do Foo Fighters. Durante apresentação em Londres em 2011, Dave viu um fã arrumando briga na plateia e imediatamente parou o show, mandando o brigão sair da casa. "Quem está brigando? É aquele cara com a camisa listrada", disse Grohl. "Saia do meu show agora! Você não vem para o meu show para brigar. Você vem para dançar e se divertir", completou.

A turnê nas garagens de fãs

Para promover o disco "Wasting Light", gravado na garagem da casa de Dave Grohl, a banda passou por garagens de fãs em oito cidades entre Nova York e Toronto que haviam se inscrito previamente em um concurso. Intitulado "Foo Fighters Garage Tour", o documentário conta com empolgantes apresentações da banda, inclusive com participações de fãs.

Rock & Roll em Wembley

O Foo Fighters encerrou sua turnê de 2008 com duas noites de casa cheia no lendário estádio Wembley, em Londres. Para o último show, a banda chamou dois convidados especiais: Jimmy Page e John Paul Jones, lendas do Led Zeppelin. Dave assumiu as baquetas para tocar Rock & Roll, clássico do grupo de hard rock, em uma apresentação histórica.

A mesa de som de Sound City

Em 2011, ao saber da notícia do fechado do lendário estúdio de gravação Sound City, lar de discos como Nevermind e trabalhos de Neil Young e Fleetwood Mac, Dave resolveu comprar a mesa de som. O músico produziu um elogiado documentário sobre o estúdio e depois, com a mesa já instalada no 606, seu estúdio particular em Los Angeles, chamou todos os participantes do doc para gravar um CD chamado Sound City - Real to Reel.

A homenagem ao Nirvana e o reencontro com Courtney Love

Em 2014, o Nirvana entrou no Hall da Fama do Rock em cerimônia com a presença de artistas como Joan Jett e Krist Novoselic ao lado de Dave na bateria. Na ocasião, o músico reencontrou Courtney Love, víuva de Kurt Cobain, em um momento emocionante: "Estava nervoso. Não a via há muito tempo, e muitas coisas estavam mal entre nós. Eu a peguei pelo braço e ela me abraçou. Na hora senti aquela Courtney que conheci em 1990 e pensei: F*da-se essa merda. Tenho coisas melhores a fazer do que ficar remoendo essa cólica entre nós".

Fãs no palco

Dave sempre gostou de interagir muito com a platéia, e em alguns momentos a interação vai além de conversas. De declarações de amor a pedidos de casamento a comemorações de aniversário com direito a cerveja, todo show do Foo Fighters é garantia de diversão

O demônio em Tenacious D

Uma das pessoas mais carismáticas do rock, Dave interpretou o demônio em Tenacious D: Uma Dupla Infernal, filme da banda de Jack Black. Além de incorporar o Diabo, Dave assumiu a bateria para gravar a trilha sonora da produção.