Filmes

Notícia

Caçadores de Obras-Primas abandona a corrida pelo Oscar 2014

Filme de George Clooney foi adiado para o início do ano que vem

22.10.2013, às 23H14.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Caçadores de Obras-Primas (Monuments Men), filme que George Clooney escreveu, dirigiu e estrelou, acaba de deixar a corrida para o Oscar 2014. O drama de Segunda Guerra Mundial estrearia em 18 de dezembro - época dos filmes com pretensões ao maior prêmio de Hollywood -, mas foi adiado para o início de 2014.

Clooney comentou ao Los Angeles Times que os efeitos especiais do filme não ficarão prontos a tempo do lançamento em dezembro, o que obrigou o estúdio a remover o potencial candidato ao Oscar da concorrida temporada de fim de ano, em direção a um lançamento em 2014. O diretor diz que a intenção sempre foi "realizar uma peça comercial, de puro entretenimento", ou seja, sem pretensões ao troféu mais famoso do cinema, mas a data programada originalmente para o lançamento denotava uma estratégia diferente do estúdio.

"Se algum dos efeitos especiais parecer falso, todo o filme parecerá falso. Nós simplesmente não temos pessoas o bastante para terminá-lo em dezembro", disse Clooney.

O filme é baseado no livro de Robert M. Edsel The Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thieves, and the Greatest Treasure Hunt in History, sobre um grupo de especialistas selecionados pelo governo dos EUA para reaver obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra.

Cate BlanchettBill MurrayJean DujardinDaniel CraigJohn GoodmanHugh BonnevilleBob Balaban estão também no elenco, além de Clooney e Matt DamonAlexander Desplat cuida da trilha sonora.

Fox financia o projeto com a Sony Pictures. Segundo Clooney, esse será seu filme de maior orçamento - o mais caro até agora, O Amor Não Tem Regras, custou apenas US$ 58 milhões - mas não deve passar dos US$ 60 milhões. Caçadores de Obras-Primas chega ao Brasil em 17 de janeiro.