O roteirista Zak Penn usou o Twitter para novamente negar que o novo projeto de Matrix será um reboot ou uma continuação. Devido à referência ao Animatrix, especula-se que o novo longa possa ser uma antologia. Confira os tweets:
"1) Matrix, sim estou escrevendo algo. Não um reboot, não uma continuação, assista Animatrix, leia os quadrinhos para ver o que as Wachowskis fizeram."
"2) Um roteiro em desenvolvimento não é um filme. Sem elenco, diretor, estilo ainda pode ser discutido. Nada para se ver aqui, gente... ainda."
"3) Não há necessidade de colocar atores ou qualquer pessoa contra a parede, porque não há nada ainda. Sem reboot ou reinterpretaçaõ, sem envolvimento de reescalação."
"4) e este não é o ponto do processo que esse tipo de decisão é tomada. Tantos obstáculos para passar, o primeiro eu preciso passar sozinho."
O primeiro filme de Matrix chegou aos cinemas em 1999, contando a história de Neo (Keanu Reeves), um hacker que descobre a verdadeira natureza da nossa realidade: todos vivemos uma ilusão de realidade, enquanto uma inteligência artificial usa nossos corpos para gerar energia. As sequências, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, foram lançadas em 2003.