Filmes

Lista

Matrix Reloaded | Relembre 11 cenas icônicas do longa em seu aniversário de 15 anos

Filme chegou aos cinemas em 2003

15.05.2018, às 14H48.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Se Matrix revolucionou o cinema e a cultura pop em 1999, com seus conceitos tecnológicos e suas roupas de couro, Matrix Reloaded não conseguiu exatamente o mesmo feito. Lançada em 2003, a produção chegou cheia de expectativas, mas, ao deixar mais perguntas do que respostas, decepcionou muitos fãs que até hoje preferem considerar apenas o primeiro longa da franquia.

Morte de Trinity

O filme começa com uma grande sequência de ação, que mostra a morte de Trinity pela primeira vez. Para os fãs, que não sabiam que tudo era um sonho premonitório de Neo, foi um momento impactante.

Neo, a Lua e muita música eletrônica

Como foi citado no filme, Neo tem a capacidade de voar como o Superman e faz isso logo no começo da produção. Apesar de bonita, a cena incomoda pelos efeitos visuais, que deixam Keanu Reeves com visual artificial.

Porém, nem tudo é ruim no filme de Lana e Lilly Wachowski (que, na época, assinavam como The Wachowski Brothers). Há, por exemplo, uma grande discussão sobre as fraquezas e dúvidas de Neo (Keanu Reeves), o escolhido para salvar a raça humana. Assim como acontece em Star Wars, o protagonista parece se enfraquecer ao ter sentimentos tão humanos quanto seu amor por Trinity (Carrie-Anne Moss). Também há muitas comparações de sua figura com o Superman: tanto ao conseguir voar, quanto ao não aceitar a morte de sua amada.

Morpheus em Zion

A última cidade verdadeira do mundo é onde o filme expressa seus conceitos de humanidade. Enquanto todos dançam, talvez em sua última noite de vida, Neo e Trinity também se entregam aos seus instintos.

Neo e o Oráculo

Uma das partes mais importantes de Neo no longa é seu encontro com o Oráculo. Além das conversas filosóficas e enigmáticas, a cena também mostra um grande contraste entre os corredores escondidos da Matrix e os outros lugares.

O memorável agente Smith (Hugo Weaving), agora desconectado da Matrix, é uma ameaça constante e protagoniza grandes cenas de ação, apesar de vários trechos parecerem uma repetição dos conceitos do primeiro longa. E Morpheus, que guiou Neo desde o começo de sua jornada, demonstra fragilidade em certos momentos, principalmente quando tem sua crença no Escolhido colocada em cheque. Ele é o ponto central da discussão entre fé e sobrevivência que acontece em Zion e também participa da perseguição para proteger o Chaveiro.

Os 100 Smiths

O encontro de Neo com o exército de Agentes Smith é um dos momentos que os fãs mais se lembram. Novamente, os efeitos extremamente artificiais incomodam, mas o conceito da cena continua interessante até os dias atuais, principalmente pela demonstração de força de Neo.

Neo e Persephone

Sem dúvidas, uma das cenas mais desconcertantes do filme é o beijo entre Neo e Persephone. A esposa de Merovingian concorda em ajudar o trio, desde que o protagonista a beije como se realmente a amasse. Embora a justificativa da personagem seja a vontade de sentir emoções novamente, a cena é desconcertante - para Trinity e para nós.

E tudo isso é apresentado com a fotografia e o visual visual icônicos da franquia, ao som de muita música eletrônica. Então, para celebrar os 15 anos de lançamento de Matrix Reloaded, reunimos abaixo 11 desses momentos icônicos do filme:

Luta ou dança?

Ao enfrentar os capangas de Merovingian, Neo dá outra demonstração de suas técnicas de luta. A direção e a coreografia da cena chamam a atenção e é possível comparar os movimentos à passos de dança.

O Escolhido?

Mesmo desconectado da Matrix, Neo termina o filme enfrentando as máquinas que tentam chegar à Zion. Ele afirma que “algo está diferente” agora e ele sente a aproximação delas.

Gêmeos na estrada

Para proteger o Chaveiro, Morpheus e Trinity protagonizam uma grande cena de perseguição com os Gêmeos (e depois os agentes). Valem os elogios para a edição e para a música utilizada na sequência, "Mona Lisa Overdrive", assinada pelo grupo Juno Reactor.

O poder do amor

Se o Superman mudou a rotação da Terra para salvar Lois Lane, Neo desencadeia sua força de uma forma nunca vista antes quando sabe que precisa salvar Trinity. Graficamente, essa potência é demonstrada pelo fogo que se alastra quando ele sai voando.

O arquiteto da Matrix

Quando finalmente encontra a porta cheia de luz, seu grande objetivo no filme, Neo fica cara a cara com o arquiteto da Matrix. O diálogo que acontece é um dos mais enigmáticos de toda a franquia e ressalta a escolha impossível de Neo entre seu amor e a salvação de Zion.