Kevin Feige discutiu a produção de Blade com a imprensa americana na última sexta-feira (18), durante uma coletiva de imprensa para o lançamento do novo Quarteto Fantástico. O filme, anunciado originalmente para novembro deste ano, está atualmente sem previsão de lançamento.
O presidente do estúdio confirmou que o ator Mahershala Ali continua contratado para viver o personagem, mas culpou a expansão agressiva da empresa para a televisão pelos atrasos.
"Nós tínhamos gasto 12 anos trabalhando na Saga do Infinito dizendo: 'Isso nunca vai acontecer com a gente'", disse Feige no evento. "Nós sempre tivemos mais personagens que as pessoas nos pediam que os que a gente podia fazer, porque nós não íamos fazer um filme por mês, isso é loucura. De repente havia um mandado para que fizéssemos mais e nós pensamos: 'Bem, podemos fazer mais'... mas talvez foi aí que nós caímos."
Sobre Blade, o presidente da Marvel disse: "Nós não queríamos apenas colocar um figurino de couro nele e fazer com que ele começasse a matar vampiros. [O filme] Tinha que ser único. Ele caiu em uma época em que nós começamos a resistir e dizer que apenas aceitávemos o que era ótimo. E ele não era insanamente ótimo na época".
"Nós não sentimos, como fazemos muitas vezes, que tínhamos um bom roteiro e que conseguiríamos torná-lo em um excelente roteiro durante a produção. Nós não nos sentimos confiantes no sentido de que podíamos fazer isso por Blade, e nós não queríamos fazer isso com o Mahershala [Ali] e ele não queria fazer isso com a gente."
Tudo sobre Blade
O reboot de Blade foi anunciado em 2019, e seria estrelado por Mahershala Ali, porém o longa passou por vários problemas de desenvolvimento. Bassam Tariq foi o primeiro diretor a se juntar ao filme, mas acabou saindo em setembro de 2022, dois meses antes de quando deveria começar as filmagens.
Vários roteiristas também foram relacionados ao projeto, mas acabaram saindo ao longo do tempo. Recentemente, durante a turnê de imprensa de Deadpool & Wolverine, Kevin Feige disse que o longa é uma grande prioridade do estúdio. "Quer dizer, nos últimos dois anos, enquanto tentávamos fazer esse filme, o mais importante para nós era não nos apressar e garantir que estávamos fazendo o filme 'Blade' certo."
No mais recente obstáculo, Blade perdeu o seu diretor, pela segunda vez durante o desenvolvimento do projeto, quando Yann Demange deixou o posto por conflitos criativos com o astro Mahershala Ali.
Antes de Demange, o filme já havia perdido o diretor Bassim Tariq e removido Aaron Pierre e Delroy Lindo do elenco, que por hora ainda conta com Ali e Mia Goth. O roteiro do longa também já passou por diversas modificações, incluindo uma pelo criador de X-Men 97, Beau DeMayo. Uma versão da história se passa nos anos 1920 e abordava escravidão. Mais recentemente, o documento estava nas mãos de Eric Pearson.
Um caçador de vampiros meio humano, meio vampiro, Blade já foi adaptado para os cinemas com a trilogia protagonizada por Wesley Snipes na virada do Século 21. Antes do MCU sequer existir, os filmes viraram hits entre o público fã de ação, e Snipes chegou a retornar para o personagem com uma participação especial em Deadpool & Wolverine, onde proclamou que "só houve um Blade até hoje, só haverá um Blade" em determinada cena que, para muitos, foi uma indireta ao Marvel Studios.
Atualmente, Blade está sem previsão de estreia.