HQ/Livros

Notícia

Marvelman/Miracleman pode ser finalmente propriedade da Marvel Comics

Todd McFarlane retirou-se da disputa pelo personagem

16.09.2012, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Uma briga jurídica de pelo menos 20 anos que envolve alguns dos maiores nomes dos quadrinhos, em dois continentes, pode ter chegado ao fim. Segundo o advogado especializado em quadrinhos Daniel Best, os direitos sobre Marvelman/Miracleman finalmente estão com apenas um detentor: a Marvel Comics.

A peça que faltava no caso foi movida esta semana: Todd McFarlane abriu mão dos direitos que alegava ter sobre o personagem. McFarlane é proprietário do catálogo da editora Eclipse, que faliu no início dos anos 1990, quando publicava Miracleman. A Marvel registrou a marca há poucos dias.

Com isso, o anúncio triunfal que a Marvel fez em 2009 finalmente vai render frutos: a editora poderá republicar as clássicas histórias do personagem por Alan Moore, raridade desejada por muitos leitores, assim como as de Neil Gaiman - sendo que este ainda pode publicar histórias inéditas, pois não concluiu sua passagem por Miracleman do início dos anos 90.

É provável que agora o personagem seja chamado somente de Marvelman - como era originalmente. Miracleman era o nome adotado nos EUA justamente para evitar problemas com a Marvel Comics.

A disputa por Marvelman envolveu Gaiman e McFarlane ao longo da década passada, em meio a outras brigas jurídicas entre os dois. A Marvel entrou na história no final da década, tentando acertar as pontas com quem alegava ser dono do personagem: pagou US$ 1 milhão a Mick Anglo, seu criador britânico, por exemplo (falecido no final do ano passado).

O Bleeding Cool, porém, questiona a negociação com todos os desenhistas que trabalharam na série, como Garry Leach, pois todos ficaram com direitos sobre suas artes. Espera-se um pronunciamento da Marvel em breve.

Leia mais sobre Miracleman

Marvelman

Marvelman