Marvel Comics/Divulgação

HQ/Livros

Notícia

Joe Quesada deixa a Marvel depois de 24 anos

Quadrinista escreveu, ilustrou e editou alguns dos principais títulos da Casa das Ideias

31.05.2022, às 18H12.

Um dos principais nomes da Marvel Comics nas últimas décadas, Joe Quesada anunciou nesta terça-feira (31) que deixará o selo depois de 24 anos. Em suas redes sociais, o quadrinista, que chegou à editora como ilustrador de Demolidorem 1998, afirmou que seguirá para novos projetos, mas que ainda pretende trabalhar esporadicamente para a Casa das Ideias.

Quando entrei no mundo dos quadrinhos, meu objetivo era criar meus próprios personagens, histórias e universos", disse Quesada em um comunicado compartilhado no Twitter. "Então, um dia a Marvel me fez uma oferta que mudou a trajetória da minha vida” - confira o anúncio completo abaixo:

Quando entrei no mundo dos quadrinhos, meu objetivo era criar meus próprios personagens, histórias e universos. Então, um dia a Marvel me fez uma oferta que mudou a trajetória da minha vida. Mas, recentemente, me peguei pensando mais e mais no meu trecho favorito de ‘Little Gidding de T.S. Eliot: ‘Não vamos deixar de explorar / E o fim de toda a nossa exploração / Será chegar onde começamos / E conhecer o lugar pela primeira vez. É por isso que é emocionante e agridoce que, depois de conversar com minha família e minha família na Marvel, depois de mais de duas décadas (realmente já passou tanto tempo?), chegou a hora de seguir em frente. Como você pode imaginar, meu amor pela companhia, seus personagens e todos os meus colegas de trabalho é enorme, mas tenho um novo capítulo emocionante que está prestes a começar, então o momento parece ideal. Em agosto de 2000, a Marvel me confiou as chaves do seu universo e tem sido minha maior apoiadora desde então. Durante esse tempo, tive a grande sorte de estar sobre os ombros de gigantes, nada amplo do que os meus predecessores e mentores, a melhor equipe editorial do ramo, e os criadores mais talentosos do mundo que depositaram sua confiança em mim, especialmente nos primeiros dias quando parecia que eu estava vendendo ingressos no Titanic. Agradeço a todos por compartilharem seus talentos e colocarem seus corações e almas em cada projeto. Foi uma honra trabalhar com vocês e espero que possamos fazer tudo de novo. Isso não significa que vocês se livrarão de mim tão fácil. Tenho vários projetos insanamente legais que você vai ouvir nos próximos meses, incluindo um curta-metragem independente que estou escrevendo e dirigindo. Fique ligado!‎ Foi uma jornada e tanto e tenho orgulho de ter feito parte da história da Marvel e de ter conseguido o trabalho que fui contratado para fazer há 22 anos (sério, para onde foi o tempo?). Mas nada disso acontece sem uma pessoa muito importante. Você! Minha família e eu queremos agradecê-lo do fundo de nossos corações. Sem seu amor e apoio, não teríamos sido capazes de ir nesta aventura louca e espero que se junte a nós na próxima. Prometo que vai ser incrível! Te vejo nas páginas ilustradas

Ao longo dos anos, Quesada foi responsável por alguns grandes lançamentos da Marvel - para o bem e para o mal. Um dos principais nomes por trás do selo para maiores Marvel MAX, em que trabalhou ao lado de Brian Michael Bendis (Alias), Michael Avon Oeming (Thor) e outros grandes nomes, ele também foi um dos responsáveis pelo infame arco “Um Dia a Mais”, história que apagou o casamento de Peter Parker/Homem-Aranha e Mary Jane Watson.

Em 2000, apenas dois anos depois de chegar à Casa das Ideias, ele foi nomeado editor-chefe da editora, cargo que ele deixou em 2011, pouco depois de assumir o posto de Vice-presidente Executivo e Diretor Criativo da Marvel Entertainment.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.