Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

What If…? | Os principais easter eggs do quinto episódio da animação

“Independência” de Peter Parker, quadros da HQ original e clássico dos games estão entre as principais referências do capítulo

08.09.2021, às 15H05.
Atualizada em 08.09.2021, ÀS 15H27

[Spoilers do quinto episódio da primeira temporada de What If…? à frente]

Um dos episódios mais esperados de What If…?, “O que aconteceria se… Zumbis!?” chegou nesta quarta-feira (8) ao Disney+, trazendo consigo mais uma chuva de easter eggs que ligam essa realidade alternativa ao MCU e aos quadrinhos da Marvel.

Da primeira menção real a um dos personagens mais importantes dos quadrinhos a falas de outras franquias gigantes, confira as principais referências do quinto capítulo de What If…? [e fica aqui o último aviso de spoilers]:

Zumbis conscientes

p> Em grande parte dos filmes de zumbis, os mortos-vivos são retratados como seres puramente instintivos, agindo conforme sua fome por carne humana. Embora What If…? mantenha essa premissa do canibalismo, é perceptível que os infectados pelo vírus “zumbificador” mantém certo nível de consciência, sendo capazes de trabalhar em grupo e usar suas habilidades especiais para encurralar e devorar novas presas. Essa característica única vem diretamente de Zumbis Marvel, HQ de Robert Kirkman e Sean Phillips que inspirou o episódio.

“À sua esquerda”, só que não

Sem conseguir liberar o Hulk e prestes a enfrentar sozinho Estrela Negra e Fauce de Ébano (Tom Vaughan-Lawlor), Bruce Banner (Mark Ruffalo) tem um minuto de esperança quando vê Homem de Ferro, Doutor Estranho e Wong saírem de um portal mágico. A posição do trio reflete a chegada de Pantera Negra (Chadwick Boseman), Okoye (Danai Gurira) e Shuri (Letitia Wright) na batalha final de Vingadores: Ultimato. Desta vez, no entanto, a entrada dos heróis é acompanhada de medo, uma vez que eles se tornaram zumbis.

Resident Evil

Uma das principais franquias de zumbi dos games, Resident Evil não foi esquecida pela equipe de What If…?. Fãs dos jogos muito provavelmente lembrarão da icônica primeira aparição de um zumbi do primeiro jogo, em que um morto-vivo se vira lentamente para revelar seu rosto monstruoso e olhar faminto. O momento foi recriado com Tony Stark, que, após aparentemente surgir para salvar Bruce, mostra que, na verdade, estava apenas buscando sua próxima refeição.

Um filme de Peter Parker

Quem contextualiza Bruce do apocalipse zumbi que vem devastando a Terra é Peter Parker (Hudson Thames), que usa um filme caseiro estrelado por Happy (Jon Favreau), Bucky (Sebastian Stan), Sharon Carter (Emily VanCamp) e Kurt (David Dastmalchian). A narração feita pelo Teioso é bem similar à que ele fez em seu vlog de viagem à Alemanha, mostrado em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Apelidos

Quem tem acompanhado as aventuras do Homem-Aranha no MCU já percebeu que ele tem grande conhecimento sobre cultura pop, algo que se reflete quando ele mostra o “elenco” de seu Telecurso 2000 de zumbis. Kurt, por exemplo, é apelidado de “esquisito residente”, que em inglês (“resident weirdo”) tem uma sonoridade similar a Resident Evil.

Já Bucky é apelidado de “Bucky do cabelo bom” pela legenda brasileira, referência a um verso de “Sorry”, música de Beyoncé sobre uma mulher que fala sobre um homem que não a valoriza, ligando apenas para a “Becky do cabelo bom”.

Por fim, temos Sharon Carter, chamada de “a Bond loira”, apelido usado por muitos fãs para falar sobre Daniel Craig, primeiro ator loiro a viver James Bond.

Luva de Ferro

Quando chegam à Grand Central Station para tentar chegar à base militar de Camp Lehigh, onde Steve Rogers treinou antes de se tornar o Capitão América, o grupo de heróis sobreviventes decide se separar. Ex-motorista e segurança de Tony Stark, Happy “carrega” seu braço como uma espingarda, revelando que está armado com a mesma “luva” que o patrão usou contra Bucky em Capitão América: Guerra Civil.

“Até o fim, estarei aqui”

Após enfrentar um Steve zumbificado em um embate que lembra muito as cenas de ação de Capitão América: O Soldado Invernal, Bucky mata o ex-amigo e diz “acho que este é o fim” (“I guess this is the end of the line”). Em inglês, a fala referencia um icônico diálogo entre os amigos, que prometeram ficar juntos “até o fim” (“until the end of the line”).

Outro easter egg que resulta da luta é Bucky assumindo o escudo do Capitão América, algo que ele já fez nos quadrinhos.

Peter independente

Uma das grandes reclamações com a versão do MCU de Peter Parker é sua constante “dependência” de heróis mais experientes. Em What If…?, o garoto deixa essa característica de lado, sendo um dos principais estrategistas do grupo de sobreviventes, graças ao seu conhecimento sobre a cultura pop. Tanto a grande general Okoye quanto a brilhante Hope (Evangeline Lilly) passam a ouvir cada vez mais o garoto, que ao fim do episódio chega a uma posição de liderança.

Uma nova versão daquela teoria de Ultimato

Nos meses que antecederam Vingadores: Ultimato, a internet pediu insistentemente que o filme terminasse com o Homem-Formiga (Paul Rudd) diminuindo até ficar pequeno o bastante para entrar em Thanos (Josh Brolin) por vias “alternativas” e, de lá, expandir até explodir o Titã Louco. O momento ganhou uma versão menos escatológica em “O que aconteceria se… Zumbis!?”, com Hope entrando na boca de Sharon e expandindo até eliminá-la.

Tio Ben

Uma das figuras mais importantes na vida do Homem-Aranha - e, por consequência, do Universo Marvel em geral -, o tio Ben enfim foi citado diretamente por Peter em uma produção do MCU. De 2016 até agora, a grande figura paterna do Teioso foi referenciado apenas com uma versão do discurso “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” em Guerra Civil e com suas iniciais impressas na mala que o garoto usa para sua viagem à Europa em Homem-Aranha: Longe de Casa.

Futurama, é você?

Quando é revelado que Scott Lang continua vivo como uma cabeça em um jarro graças a Visão (Paul Bettany), é impossível não lembrar de Futurama e a maneira como o mundo de Matt Groening encontrou para manter personalidades famosas vivas.

Essa sobrevida do Homem-Formiga também lembra o destino de Janet, a primeira Vespa, em Zumbis Marvel. Na HQ, a heroína é decapitada por Hank Pym e sua cabeça se torna companheira de T’Challa após ele se libertar do cativeiro em que o cientista o mantinha.

Falando nisso…

T’Challa como lanche da tarde

Em Zumbis Marvel, Hank Pym prende e esconde T’Challa em um bunker, onde ele desmembra aos poucos o ex-companheiro de Vingadores para matar sua fome de carne humana. Na HQ, é revelado que o Gigante já havia se alimentado com a perna e o braço direitos do Pantera Negra.

What If…? recria a cena chocante, mas com algumas diferenças. Aqui, é Visão que sequestra o rei de Wakanda e utiliza seu corpo para alimentar Wanda, que também sucumbiu ao vírus zumbi.

Scott Lang e a Pedra Filosofal

Sem um corpo para carregar sua cabeça, Scott precisa da ajuda da Capa da Levitação de Doutor Estranho para conseguir se mover. Quando está fugindo ao lado dos amigos, o Homem-Formiga brinca com a situação, gritando “wingardium leviosa”. Obviamente, o momento se refere à clássica cena da aula de feitiços de Harry Potter e a Pedra Filosofal, em que Hermione (Emma Watson) mostra a Rony (Rupert Grint) a maneira correta de usar um feitiço de levitação.