Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Lista

Vingadores: Ultimato | Conheça a origem do título

Título já foi citado em outros dois filmes da Marvel

22.04.2019, às 15H00.
Atualizada em 18.04.2020, ÀS 21H19

Quando o título original de Vingadores 4 foi oficialmente confirmado como Endgame nos Estados Unidos, alguns fãs não ficaram surpresos. Acontece que o termo já foi utilizado algumas vezes nos filmes da Marvel - mesmo com os diretores Joe e Anthony Russo negando anteriormente que o misterioso título seria tirado de um dos longas.

A primeira vez que isso aconteceu foi em Era de Ultron. Na cena em questão, os Vingadores passam a questionar as ações de Tony Stark (Robert Downey Jr), responsável pela criação do Ultron.

Stark tenta se defender, citando a invasão de Nova York como um exemplo da necessidade da equipe em se modernizar - afinal de contas, o que aconteceria no caso de uma outra invasão sem a intervenção dos heróis? "Aquilo que está lá em cima", diz Stark sobre o buraco que se abriu sob a cidade, de onde saíram os aliens. "Aquilo é o fim de jogo [endgame]". A escolha é ainda mais curiosa quando se leva em conta que o ataque foi comandado por ninguém menos que Thanos - muito antes dele se tornar um personagem recorrente no MCU.

Já a segunda vez é que levou mesmo às especulações sobre o título. Em Guerra Infinita, após Thanos obter cinco das seis Joias do Infinito, Stark está ferido e em choque pela batalha em Titã.

Indignado, ele vira para o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e questiona a escolha do Mago Supremo em entregar a Joia do Tempo para o vilão. Ele apenas responde: "Agora, estamos no fim de jogo [endgame]."

No Brasil, o filme se chamará Vingadores: Ultimato. A escolha por uma tradução menos literal se deve ao fato de que ainda que esse seja o último filme do primeiro grande arco do Marvel Studios nos cinemas, ele não representa o fim desse universo. Ao mesmo tempo, essa é uma batalha decisiva para o time de heróis e seu desfecho deve ditar os rumos dos próximos 10 anos do MCU.

O filme chega em 25 de abril.