Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Artigo

Como o plano do Doutor Estranho em Vingadores: Guerra Infinita leva a Ultimato

Cuidado, spoiler!

26.04.2019, às 12H04.
Atualizada em 24.04.2020, ÀS 10H38

CUIDADO COM SPOILER DE VINGADORES: ULTIMATO!

Doutor Estranho foi um dos principais nomes de Vingadores: Guerra Infinita. O personagem interpretado por Benedict Cumberbatch parece sempre sob controle e, ao longo do filme, mostra que suas responsabilidades envolvendo a Joia do Tempo são muito maiores que atos heroicos – chegando, inclusive, a dizer a Tony Stark que prefere deixá-lo morrer ao lado do Homem-Aranha a entregar o artefato para Thanos. Contudo, o herói se contradiz e, ao final, entrega a Joia ao Titã, deixando os fãs se perguntando o motivo pelo qual ele teria feito isso e como esse plano é explicado em Vingadores: Ultimato

Pouco antes do grupo formado por Tony Stark, Senhor das Estrelas, Drax, Homem-Aranha, Mantis e o próprio Doutor Estranho enfrentar Thanos, o principal mago do Universo da Marvel faz uma viagem para diversos futuros para tentar descobrir uma maneira de destruir o Titã. Ele vê 14 milhões de possibilidades diferentes e, para seu espanto, em apenas um desses futuros os heróis saem vitoriosos.

Após quase arrancarem a Manopla do Infinito da mão do vilão, o Titã se recupera e quando está perto de matar Tony Stark, Stephen Strange oferece sua Joia para que ele poupe a vida do herói. Perguntado pelo Homem de Ferro o motivo pelo qual teria feito isso, ele diz que essa é a “jogada final”. Porém, não está se referindo ao vilão e, sim, a ele mesmo.  

À época do lançamento de Guerra Infinita, Joe Russo teria dito em uma rápida sessão de perguntas e respostas que a frase do herói diz antes de morrer, “esse é o único jeito” teria ligação direta com os futuros que o personagem viu. Logo, Doutor Estranho sacrificou a própria existência e a Joia do Tempo que jurou proteger para garantir que o único futuro onde os heróis derrotam Thanos se torne realidade.

Durante a batalha final de Ultimato, Tony Stark está desesperado tentando entender se a realidade em que os heróis estão é aquela que o Doutor Estranho viu. Por isso, pouco antes de ir para cima de Thanos para roubar as Joias, ele olha para o Mago Supremo que faz apenas um gesto com a mão: o número 1. 

Com isso, Strange confirma que essa é a única realidade onde os heróis vencem e Stark percebe que ele precisa se sacrificar para garantir o futuro do universo. 

Stephen Strange trabalhou para que os Vingadores perdessem de maneira especifica, como viu no único futuro vencedor. Acima de tudo, garantiu a vida de Tony Stark para que o herói se sacrifique na batalha final.