Marvel/Divulgação

Filmes

Artigo

Vingadores: Ultimato | Como o Homem-Formiga pode sair do Reino Quântico

Herói pode usar o vórtice temporal para escapar do local

21.04.2019, às 10H00.
Atualizada em 18.04.2020, ÀS 20H52

Vingadores: Ultimato será lançado em breve e a grande dúvida dos fãs é como o Homem-Formiga vai sair do Reino Quântico. O herói acabou preso no local na cena pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa e sua saída deve ser fundamental para que os heróis consigam reverter o plano de Thanos.

Para entender como o Homem-Formiga vai escapar do Reino Quântico, primeiro precisamos entender como ele funciona. Baseado no Microverso dos quadrinhos, o local é descrito no MCU como uma realidade onde todas as regras físicas do nosso mundo não importam e os conceitos de tempo e de espaço se tornam irrelevantes. Com isso, quem está dentro dele pode em teoria ir para qualquer momento da história e transformar a própria realidade. É um local de extremo perigo e quase impossível de sair, mas há uma possibilidade que pode ter sido revelada na cena pós-crédito de Homem-Formiga e a Vespa.

Pouco antes de entrar no Reino Quântico para conseguir mais da misteriosa partícula que será usada para curar Fantasma, Scott Lang ouve um conselho da Vespa original, Janet Van Dyne: “Não seja sugado pelo vórtice temporal. Será impossível te salvar”. Ao mesmo tempo que ele pode se perder para sempre lá dentro, o vórtice pode também ser uma rota de fuga.

Ao entrar em um vórtice temporal ele pode ir para qualquer momento da história – o que deve acontecer no filme - ou ser transportado para qualquer lugar do Universo. É uma ideia arriscada demais para ser realizada em uma situação normal, mas Scott está preso dentro do Reino Quântico, sem qualquer comunicação com o mundo exterior (uma vez que seus amigos foram mortos no estalo de Thanos) e não quer arriscar sofrer o mesmo destino de Janet Van Dyne, que chegou a ser dada como morta e passou anos presa no local. O vórtice seria uma saída que pode levá-lo para qualquer lugar do mundo e salvar sua vida. Contudo, há apenas uma questão: quando e onde ele sairia?

O herói não teria controle sobre a linha do tempo e pode acabar sendo jogado no futuro. No início do segundo teaser de Vingadores: Ultimato vemos uma Terra desolada após o estalo de Thanos. Navios se acumulam perto da Estátua da Liberdade, carros estão amontoados em estádios e o planeta está em colapso. É possível que o herói saia do Reino Quântico alguns anos após o estalo e encontre os Vingadores restantes desesperados e prontos para fazer o que for necessário para reverter a destruição de metade do Universo. Ele mostraria o caminho para o Reino Quântico e, com a ajuda de nomes como Bruce Banner, poderá entender melhor como se mover pela história. Assim, a batalha final contra Thanos começaria com Scott Lang. 

O herói será fundamental para salvar o Universo. Porém, para isso ele precisa sair do Reino Quântico – algo que ele já fez no primeiro filme, mas sem nenhuma noção de como estava fazendo. O vórtice temporal é o melhor caminho mas, também, parece ser o mais arriscado.

Outra pista deixada por Homem-Formiga e a Vespa que pode explicar os eventos de Vingadores: Ultimato está na aula que o Dr. Bill Foster dava quando foi interrompido por Lang e Cia. "Em um sistema isolado, partículas coexistem em uma relação de fase estável - se algo interfere nesse sistema, essa estabilidade se torna caos. Imprevisível, perigoso, lindo. Isolado completamente, um sistema quântico voltaria a estados separados de matéria, cada um envolvido com um estado distinto de seu ambiente. Em outras palavras, o objeto em questão estaria dentro e fora de fase com múltiplas realidades paralelas". Se a declaração explica em parte os poderes de Fantasma, em uma escala maior pode sugerir as consequências deixadas pelo estalar de Thanos. Um conhecimento que o Homem-Formiga também pode trazer da sua nova passagem pelo Reino Quântico.

Vingadores: Ultimato estreia em 25 de abril.