Música

Lista

Os 10 momentos musicais mais memoráveis do MCU

AC/DC, Led Zeppelin, Beyoncé e mais

24.04.2018, às 17H01.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Com os 10 anos de MCU sendo celebrados e o iminente lançamento de Vingadores: Guerra Infinita, resolvemos relembrar, desde o primeiro Homem de Ferro, os momentos musicais mais memoráveis dos filmes do universo cinematográfico da Marvel. Confira:

AC/DC e o Homem de Ferro

Marvel Studios/Divulgação

AC/DC era a banda perfeita para introduzir Tony Stark, e a Marvel utilizou bem as duas escolhas em Homem de Ferro 1 e 2. Quando “Back In Black” toca na primeira cena do primeiro filme do MCU, a banda já fica associada com o personagem, e o uso de “Shoot To Thrill” na introdução do segundo filme reforça a ideia. Quando “Shoot To Thrill” toca novamente em Os Vingadores, é a trilha perfeita para aquecer a entrada do Homem de Ferro em ação. O rock clássico e perigoso de AC/DC traz o peso carismático que tem tudo a ver com o personagem vivido por Robert Downey Jr.

“Immigrant Song” em Thor Ragnarok

Marvel Studios/Divulgação

“Immigrant Song” já tinha marcado Thor: Ragnarok desde o trailer, quando a música foi finalmente colocada na saga do Deus do Trovão. O clássico do Led Zeppelin toca logo no início do filme, quando o herói batalha o demônio de fogo, Surtur, já preparando para um filme mais desconstraído do herói. A letra é um ode aos vikings e suas origens e fazia falta desde o primeiro filme do Thor. Veja aqui.

“Star Spangled Man” em Capitão América: O Primeiro Vingador

Marvel Studios/Divulgação

Capitão América: O Primeiro Vingador traz uma sequência inteira com uma música original, a ótima “Star Spangled Man”, composta por Alan Menken – ninguém menos do que o compositor das trilhas de A Pequena Sereia, A Bela e a Fera e Aladdin. A melodia americana e o arranjo de canção antiga da Broadway embalam o crescimento de Steve Rogers como um símbolo americano, e a trilha é um ótimo jeito de apresentar o personagem como um instrumento de propaganda estadunidense. Veja aqui. 

“Jingle Bells” em Homem de Ferro 3

Marvel Studios/Divulgação

O terceiro Homem de Ferro afastou o personagem de AC/DC e até introduziu o filme arriscadamente usando “Blue (Da Ba Dee)”, do Eiffel 65. Mas logo depois, uma das cenas musicais mais legais traz Tony Stark fazendo o teste da armadura com uma versão funk e estilosa de Jingle Bells, que combinou muito bem. A versão é um remix do Bombay Dub Orchestra, com vocal de Joe Williams. Veja aqui. 

“Save It For Later” em Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Marvel Studios/Divulgação

O Homem Aranha do MCU também é cheio de referências musicais legais, desde a sua introdução em Capitão América: Guerra Civil. Mas seu momento musical mais chamativo está em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, quando Peter Parker se apronta para o baile da escola com “Save It For Later”, do The Beat. Toda a sequência do personagem se aprontando com a ajuda da Tia May é embalada muito bem, e a música fica ainda mais marcante por ser interrompida bruscamente na hora do melhor twist do filme. Veja aqui.

“Come And Get Your Love” em Guardiões da Galáxia

Marvel Studios/Divulgação

As cenas musicais de Guardiões da Galáxia merecem uma lista só para elas, mas “Come and Get Your Love”, do Redbone, toca logo na segunda cena do primeiro filme e ajuda a estabelecer perfeitamente a personalidade do Senhor das Estrelas. Quando o protagonista aperta play no walkman com a sua Awesome Mix Vol. 1 e começa a dançar, o filme já cria toda uma atmosfera musical que se permaneceria até o fim da sequência. Veja aqui. 

“I Want You Back” em Guardiões da Galáxia

Marvel Studios/Divulgação

A última cena de Guardiões também não poderia ficar de fora; a introdução do baby Groot na cena logo antes dos créditos é a mais carismática possível. Quando o novo personagem dança ao som de “I Want You Back”, do The Jackson 5, ele instantaneamente ganhou a simpatia de todo mundo, e a cena se tornou uma das mais emblemáticas do filme. Veja aqui. 

“Plainsong” em Homem-Formiga

Marvel Studios/Divulgação

Homem-Formiga teve outra ótima ideia em como introduzir uma música em cena; quando o herói luta contra o Jaqueta Amarela dentro de uma maleta e acidentalmente aciona o comando de voz do celular ao dizer “vou desintegrar você”, o dispositivo começa a tocar o álbum Disintegration, do The Cure, que começa com a faixa “Plainsong”. A música serve propósito como acompanhamento da luta e como dispositivo cômico, tanto do jeito que começa como quando é interrompida bruscamente quando a mala cai em uma piscina. Veja aqui. 

“Father and Son” em Guardiões da Galáxia 2

Marvel Studios/Divulgação

Guardiões da Galáxia Vol. 2 traz uma das cenas musicais mais emotivas do MCU, quando toca “Father and Son”, do Cat Stevens, no funeral de Yondu. Quando Peter Quill sente a perda do  personagem tão importante em sua jornada, ele ouve a faixa em seu walkman e divide os fones de ouvido com o pequeno Groot, enquanto os Guardiões assistem o funeral dos saqueadores para Yondu. A cena ganha ainda mais pela estética colorida do filme. Veja aqui.

“Single Ladies” em Doutor Estranho

Marvel Studios/Divulgação

O personagem de Stephen Strange tem um belo gosto musical, e é até visto ouvindo Pink Floyd durante Doutor Estranho. Mas a cena musical mais marcante do filme fica com o personagem de Wong: logo depois de não responder se conhece ou não Beyoncé, Wong é visto lendo serenamente enquanto ouve o hit “Single Ladies”, em fones de ouvido. Veja aqui.