Séries e TV

Artigo

Origem, trauma e filhos: saiba mais sobre a Feiticeira Escarlate

Presente nos quadrinhos e filmes da Marvel, personagem é mais poderosa do que os fãs podem imaginar

28.01.2021, às 14H36.

Não há dúvidas que a Feiticeira Escarlate é uma das maiores personagens femininas dos últimos tempos. Vivida por Elizabeth Olsen, a personagem fez sua estreia nos cinemas na cena pós-créditos de Capitão América: Soldado Invernal, já apareceu em 5 filmes do MCU e agora estrela sua série própria ao lado do Visão: WandaVision.

Wanda Maximoff foi criada por Stan Lee e Jack Kirby e sua primeira aparição foi em 1964 na HQ X-Men #4. Ela começou na história como vilã mas, com o passar dos anos, diversas facetas da personagem começaram a aparecer, incluindo seu momento como heróina e parte dos Vingadores.

No entanto, a origem da personagem nos filmes é bem diferente dos quadrinhos. Inclusive, ele teve mais de uma origem nas publicações, mas vamos focar na clássica, em que ela é filha do mutante Magneto. Inicialmente, Wanda e Pietro (seu irmão gêmero) acreditavam que tinham sido adotados ainda crianças pelo vilão, mas foi revelado que o mutante era o pai biológico dos dois. Magda era amante de Magneto e, após descobri a gravidez, fugiu para ter os gêmeos em segredo. Depois do nascimento, Wanda e seu irmão foram entregues a um casal de ciganos, para sua própria proteção. Anos mais tarde, o pai dos gêmeos os encontrou e passou a cuidar deles por perceber o grande potencial de seus poderes. 

Já no cinema, os irmãos são pessoas normais que ganham seus poderes através de uma das Joias do Infinito. Eles também começam como vilões e buscam vingança contra Tony Stark, que vendeu uma das armas que matou seus pais. Pietro morre durante a batalha final de Vingadores: A Era de Ultron (2015), em um sacrifício para salvar o Gavião Arqueiro e uma criança e, depois disso, Wanda se torna uma Vingadora.

Alterando as probabilidades

Nos quadrinhos, um dos pontos mais misteriosos sobre a história da Feiticeira Escarlate são seus poderes. No começo, sua habilidade era de uma simples manipulação da realidade e ela conseguia movimentar objetos, fazer coisas pegarem fogo, enferrujar metais, etcl. Com a evolução de seus poderes, ela dominou a Magia do Caos. Tal habilidade é capaz de coisas absurdas, como ressuscitar mortos, apagar o gene mutante de todo o planeta e até criar vida a partir do nada. 

Além disso, Wanda conhecia magia por ter sido ensiada por Agatha Harkness (personagem que está em WandaVision) e aprendeu a manipular mentes, criar escudos de energia, voar, prever o futuro e todas as variações possíveis destes poderes. Já nas telas, esses poderes ainda estão em evolução. No cinema ela mostrou que pode levitar, tem poderes telecinéticos, causa explosões psíquicas e produz rajadas de energia.

Amor e caos

Outra coisa mostrada nos cinemas foi o começo de seu relacionamento com o Visão, algo que foi bem mais longe nas HQs. A dupla se casou em 1975, ao lado de Mantis e Espadachim, que tiveram sua união no mesmo dia. Pouco depois do casamento, é revelado no Volume 2 do encadernado dos personagens que Wanda estava grávida de gêmeos. A edição não mostra como ela engravidou mas, pouco tempo depois, ela dá à luz a William e Tommy, em um parto que teve a ajuda do Doutor Estranho

Quando Visão e Wanda estão ajudando os Vingadores nas missões, quem cuida das crianças é a já citada Agatha Harkness, que percebe que as crianças somem quando Wanda foca em outra coisa. Com isso é revelado que os bebês não existem de verdade e foram criados pela mente de Wanda.

Depois fica claro que Tommy e Billy são, na verdade, fragmentos perdidos do demônio Mefisto, trazidos á vida com a magia de Wanda. Quando o vilão volta, as crianças desaparecem e, para poupar Wanda do trauma, Agatha Harkness usa magia para remover essas memórias da mente dela. A Marvel passou uma boa época sem tocar no nome dos personagens, que voltaram a ser citados somente em 2004, em Vingadores: a Queda, quando a Vespa cita as crianças e Wanda recupera suas memórias. Nervosa por tudo o que aconteceu, ela busca vingança contra os Vingadores.

Dinastia M

Wanda já tinha mostrado que seus poderes eram extremamente perigosos e isso fica ainda mais claro no clássico arco da Dinastia M, em que ela começa uma guerra a favor da supremacia mutante. No final de uma grande batalha ela diz: "no more mutantes" (chega de mutantes) e isso gera um feitiço poderoso que apaga os poderes de 90% dos mutantes existentes. Nem o Mago Supremou ousou desfazer o que aconteceu, criando uma realidade paralela.

Após este arco, surgem dois personagens importantes: Wiccano e Célere, que faziam parte do grupo dos Jovens Vingadores. Já havia alguma suspeita que os dois eram os filhos de Wanda, mas isso só foi confirmado em A Cruzada das Crianças, que encerra esse arco focado nas crianças. 

É importante lembrar que, nos quadrinhos, a personagem é extremanete poderosa e tem uma ligação direta com a magia e os Magos Supremos. Como já foi confirmado que a personagem será importante no segundo filme do Doutor Estranho, há uma teoria forte que ela poderia modificar a realidade, causando problemas para o Mago. Inclusive, ela pode se tornar uma grande vilã da Marvel se seu poder ficar descontrolado.  Confira acima nosso vídeo completo sobre o tema.