Perguntado sobre sua participação em Boruto, o mangaká Masashi Kishimoto, criador de Naruto, negou ter qualquer envolvimento com a obra. Segundo o artista, a obra é totalmente de autoria de Mikio Ikemoto.
"Foi um fluxo de trabalho completamente diferente. Em Naruto, eu era responsável tanto pela história quanto pelas ilustrações principais, enquanto o Ikemoto ajudava com coisas como ilustrar cenários e desenhar sósias de sombra", disse Kishimoto. "Em Boruto, o Ikemoto é totalmente responsável pela história e pelas ilustrações principais. É realmente o mangá do Ikemoto", concluiu.
O mangá foi dividido em duas partes: Boruto: Naruto Next Generations, com 20 volumes, e Boruto: Two Blue Vortex, por enquanto com quatro volumes e ainda em publicação no Japão - porém inédito no Brasil.
A primeira parte do anime, exibida na íntegra por aqui pela Crunchyroll, acompanhou a história até o volume 17 do primeiro mangá. O mais provável é que uma próxima temporada alcance não apenas o final da primeira parte, mas também entre no enredo da sequência, Two Blue Vortex.
Vale lembrar que o mangá de Boruto foi inicialmente escrito por Ukyo Kodachi, ao longo dos 13 primeiros tomos. Já Masashi Kishimoto, o criador original de Naruto, assumiu o mangá a partir do volume 14 - e continua até hoje, em Two Blue Vortex. A história se passa anos após Naruto, com os filhos de heróis e vilões da série, como o próprio Boruto, Sarada, Mitsuki, Kawaki e mais.
Também é possível assistir Boruto no Brasil pela Netflix e Pluto TV, com 182 episódios dublados em português.