Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Mangás e Animes
Notícia

Mangakás de Gachiakuta, Dr. Stone e mais não publicarão mais artes no X; entenda

Artistas estariam preocupados com recursos de IA da plataforma

2 min de leitura
IP
06.01.2026, às 22H07.

Créditos da imagem: Reprodução

Artistas de mangás renomados, incluindo ilustradores de obras como Dr. Stone e Gachiakuta, anunciaram que deixarão de publicar suas ilustrações na rede social X (antigo Twitter). O movimento é uma resposta direta à nova ferramenta de edição de imagens por IA lançada pela plataforma, que gerou preocupações sobre o uso não autorizado de artes para treinamento de algoritmos.

Boichi, ilustrador de Dr. Stone, foi um dos primeiros a se manifestar, anunciando a decisão em 25 de dezembro. Ele afirmou que, por tempo indeterminado, pausará a publicação de suas ilustrações e quadrinhos no X. O artista deixou claro que não teme a IA, mas não quer que seu trabalho seja usado para treiná-la sem seu consentimento ou compensação adequada. Ele continuará usando a rede para notícias e interação, migrando suas artes para o Instagram e abrindo uma conta no Bluesky.

No dia seguinte, Kei Urana, criador de Gachiakuta, seguiu o exemplo, declarando que publicará suas artes principalmente no Instagram, citando que o X "parece duvidoso". Mokumokuren, autor de O Verão que Hikaru Morreu, também reduziu significativamente o volume de ilustrações postadas no X desde 25 de dezembro, optando pelo Bluesky para parte de seu conteúdo.

A nova ferramenta do X pode representar um sério problema de violação de propriedade intelectual. O advogado de direitos autorais Grant Smith explicou que renderizações de IA derivadas de obras protegidas provavelmente infringem os direitos dos artistas, embora a jurisprudência sobre o tema ainda esteja em formação. Ele citou como precedente o processo movido por autores como George R.R. Martin contra a OpenAI, que segue em andamento.

O X possui em seus termos de serviço um canal para reportar violações de direitos autorais. No entanto, a eficácia e a aplicação desse mecanismo no contexto de geração de IA ainda não foram testadas. 

Webstories