Demon Slayer é um anime onde as lutas são as verdadeiras protagonistas. Os confrontos do Esquadrão de Caçadores de Onis contra os demônios que devoram humanos são, indiscutivelmente, um dos motores da trama, que é sucesso desde 2019 e já se estende por quatro temporadas.
Para que os espadachins consigam ter uma briga equilibrada, eles usam técnicas de respiração. No anime, já foram apresentadas mais de dez técnicas, que costumam levar o nome de elementos da natureza ou de outras coisas mais subjetivas.
É um ponto da história que faz sentido não somente em seu próprio universo, mas também no cotidiano real, onde costumamos usar técnicas de respiração costumam ser usadas em busca de diversos impactos positivos – como uma maior oxigenação no sangue, que ajuda na força, foco e na recuperação.
Para entender um pouco mais de cada respiração de Demon Slayer, veja abaixo alguns detalhes sobre cada técnica.
Respiração da Água
Divulgação
Simboliza a fluidez, serenidade e adaptação. Assim como a água se molda com facilidade a qualquer contexto, os espadachins que lançam mão desta técnica aprendem a equilibrar suas emoções e focar no combate.
Giyu Tomioka e Tanjiro Kamado (no começo do anime) encarnam essa filosofia, equilibrando disciplina e empatia com um estilo de luta fluido e preciso.
Respiração do Trovão
Divulgação
Trata-se da representação real da intensidade, com força e velocidade, gerando uma explosão de energia crítica.
Quando Zenitsu a usa na série, todo seu medo é absorvido pelo estado subconsciente, fortalecendo-o a ponto de eliminar seus inimigos com um único golpe.
Respiração da Flor
Divulgação
Trabalha a união entre a delicadeza e a eficiência mortal, como uma planta que, ainda que bela aos olhos, pode esconder uma natureza letal.
Adeptas da modalidade, Kanae e Kanao Tsuyuri demonstram uma força refinada por trás de sua doçura e silêncio, numa harmonia que se percebe até nos movimentos de combate.
Respiração do Vento
Divulgação
Voraz e incontrolável por sua vez, expressa a liberdade selvagem, impulsiva e muitas vezes até destrutiva.
Sanemi Shinazugawa é seu usuário mais ilustrativo: um guerreiro imprevisível, que com suas cicatrizes expressa fúria e dor. Seus ataques são como rajadas violentas de vento — caóticos, porém potentes.
Respiração da Serpente
Divulgação
Com a observação, cria-se uma boa estratégia – que exige paciência, flexibilidade e precisão, como costumam ter as serpentes.
Obanai Iguro, com sua disciplina e olhar atento, encarna o estilo, utilizando um estilo de luta que envolve e confunde seus inimigos.
Respiração da Névoa
Divulgação
Esta técnica parte de uma ideia de desconhecido e mistério, quase como uma simulação da introspecção.
Seus usuários – como Muichiro Tokito – agem como se estivessem escondidos dentro de si mesmos, para depois atacar o oponente com velocidade e imprevisibilidade.
Respiração do Amor
Divulgação
Derivada da Respiração das Chamas, é a técnica única de Mitsuri Kanroji – que costuma utilizá-la em conjunto com sua espada de lâmina maleável, e com força e flexibilidade sobre-humanas.
Respiração do Inseto
Divulgação
Uma derivação da Respiração da Água, é uma técnica mais gentil que sua precursora, embora não menos mortal.
Trata-se de uma criação de Shinobu, a Hashira dos Insetos, perfeitamente adequada à postura e agilidade inatas de sua autora, sem depender de vigor ou de força bruta.
Respiração do Sol
Divulgação
Primeira técnica de espiração criada no universo de Demon Slayer, é também a mais poderosa de todas, sendo o ponto de partida de todas as demais. Foi passada de pai para filho da família Kamado como uma forma de dança.
Tanjiro a menciona pela primeira vez ao enfrentar Rui, a Lua Inferior 5, sendo chamada de Hinokami Kagura. É conversando com Shinjuro Rengoku, pai do Hashira das Chamas, que Tanjiro descobre as origens do Hinokami Kagura.
Respiração das Chamas
Divulgação
É uma das cinco técnicas fundamentais, usada pelo energético Kyojuro Renkugo.
O espadachim parece estar cercado por um turbilhão de chamas, seja nos momentos normais ou em batalha, gerando uma velocidade de reação literalmente incendiária.
Respiração da Fera
Divulgação
Técnica criada pelo próprio Inosuke, usando suas espadas e golpes como se fossem garras e dentes.
Cada golpe tira o máximo de vantagem das lâminas serrilhadas de Inosuke, que as usa com ferocidade para serrar e causar dano extra.
Respiração do Som
Divulgação
Tengen Uzui – que, diferente dos demais Hashiras, é um ninja – é o autor dessa tática, criada por ele para usar com suas espadas-corrente.
Baseada na Respiração do Trovão, transforma as armas em uma explosão de som que desorientam e atacam seu alvo. Além disso, investe contra os inimigos como se estivesse tocando uma canção.
Respiração da Pedra
Divulgação
Um estilo que imita a força, a estabilidade e a resistência da terra e das rochas. Suas técnicas utilizam o solo ao redor para criar ataques poderosos, equilibrando defesa sólida com uma ofensiva impactante.
Esse estilo é dominado por Gyomei Himejima, o Hashira da Pedra, que, mesmo muito emotivo, representa o equilíbrio entre todos os espadachins.