Animes com classificação +18 não são novidade para nenhum otaku, especialmente para quem já consumiu essa mídia de maneira alternativa, sem qualquer tipo de censura pelas plataformas oficiais. Desta vez, porém, a decisão bateu com força. O filme de Demon Slayer: Castelo Infinito foi classificado para maiores de 18 anos pelo governo brasileiro. Com isto, menores de 16 anos não poderão mais assistir ao filme mesmo acompanhados dos pais.
A notícia dominou rapidamente as redes sociais, com fãs indo até o ponto de abrir reclamações contra redes de cinema em sites como ReclameAqui - vale ressaltar que a classificação indicativa no Brasil é de responsabilidade do governo federal, não de empresas específicas. Apesar da comoção, Castelo Infinito não será o primeiro filme de franquia de anime a ser classificado para maiores no país. O mesmo já aconteceu com Attack on Titan: O Último Ataque e Solo Leveling — Segundo Despertar, ambos longa-metragens de franquias gigantescas lançados a menos de um ano.
Então, qual é a diferença agora? Acontece que Demon Slayer é um anime muito mais carismático e chamativo que os outros dois. Nesse sentido, a produção tem mais facilidade em cativar crianças e pré-adolescentes, que agora não poderão mais assistir ao primeiro filme do arco final da produção e, talvez, nem aos vindouros episódios se estes não forem adequadamente editados antes do lançamento no streaming.
Entretanto, ainda há o outro lado da moeda: os fãs brasileiros maiores de idade que poderão assistir ao filme nos cinemas esperam justamente uma grande carnificina entre os caçadores e os oni. Para essa parcela do público, o anúncio da classificação indicativa pode servir apenas como combustível para um hype que há muito é alimentado dentro da comunidade otaku.
Veio pra ficar?
Essa onda de filmes de anime com classificação indicativa para maiores parece ter se tornado tendência para todas as franquias focadas em ação e combate. Afinal de contas, cabeças decepadas, corpos devorados e sangue derramado são comuns nessas histórias, e podem não ser o conteúdo ideal para mais novos. Por este ângulo, é possível compreender o uso do +18, algo que deve se manter para os próximos filmes de Demon Slayer — e como alguém que leu o mangá, posso dizer que ficarão ainda mais sangrentos.
Grande aposta da Crunchyroll e Sony Pictures, Demon Slayer: Castelo Infinito deve sofrer o impacto da classificação nas bilheterias enquanto vira assunto nas redes sociais pelas suas aguardadas cenas de luta entre os humanos e demônios mais fortes da obra de Koyoharu Gotouge. Para ter certeza, teremos que aguardar mais uma semana.
Com classificação indicativa para maiores de 18 anos, Demon Slayer: Castelo Infinito chega aos cinemas brasileiros em 11 de setembro, após ter estreado em julho, no Japão.