Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Mangás e Animes

#TbtOtaku | No AF25, mostrei Gilberto Gil para RON e ri com Shinichiro Watanabe

Maior evento otaku da América Latina reuniu mais de 100 mil fãs de anime, mangá, tokusatsu e k-content

3 min de leitura
10.07.2025, às 20H59.

Este é o primeiro texto de um projeto que eu gostaria de ter iniciado há muito tempo aqui no Omelete. Nesta coluna, vamos dedicar nosso tempo para resgatar grandes momentos da cultura otaku, sempre às quintas-feiras. Para começar, nosso primeiro #TbtOtaku será sobre o Anime Friends 2025, que foi marcante para toda a nossa equipe, especialmente para mim.

A partir dessa edição, o Anime Friends passou a fazer parte da família Omelete Company, e o Omelete Z teve seu primeiro estande na história do evento. Tudo foi pensado com muito carinho para entregar uma experiência 100% focada nos fãs. Para isso, montamos uma cabine de dublagem em parceria com a Sato Company, onde os fãs puderam dublar várias cenas de clássicos do Studio Ghibli, Akira, My Hero Academia e muitos tokusatsus lendários. Após participar da brincadeira, eles receberam os trechos das produções com as próprias vozes.

Além da programação corrente do estande, os fãs também puderam curtir as presenças exclusivas de vários dubladores e cantores do universo dos anisongs, como MindaRyn e R.O.N., criador do projeto Stereo Dive Foundation. Este último é produtor musical e responsável por aberturas de franquias como Sengoku Youko e That Time I Got Reincarnated as a Slime. Eles foram alguns dos nomes que visitaram nosso palco para falar de anime e música.

Um dos temas da conversa, inclusive, foi o conhecimento deles sobre música brasileira. R.O.N. admitiu não estar familiarizado com os artistas daqui, o que me deu a oportunidade de apresentá-lo Gilberto Gil, deixando-o muito empolgado a ponto de pedir para sua tradutora anotar o nome de Gil para ele pesquisar sobre depois. Esse foi um dos pontos altos do evento para mim. Além deles, a banda Ash da Hero também passou pelo estande. Entre as vozes nacionais, Kai Urusai, Ricardo Cruz e Elize Fleury deram um show em nosso espaço.

Várias gerações de dubladores também deram um show à parte no estande, que homenageava o impacto dessa profissão. Wendel Bezerra, Manolo Rey, Yuri Chesman, Luiza Horta, Raíssa Bueno e Ronny Frauches foram alguns dos dubladores convidados para bater um papo conosco e com os fãs sobre como é dar vida a personagens através da voz. Foram todas trocas muito especiais, que certamente plantaram a sementinha da dublagem no coração dos fãs — e até dos apresentadores.

Mas nada supera meu encontro com o grande mestre Shinichiro Watanabe, a mente por trás de obras como Cowboy Bebop, Samurai Champloo e Lazarus. Watanabe-sensei participou de três dias do Anime Friends 2025 e aproveitou a visita para passear em São Paulo, onde passou em três lojas de discos. Além disso, ele também me deu a honra de entrevistá-lo pessoalmente em nosso estande.

Fiz várias perguntas diferentes, incluindo as inspirações dele e seus filmes favoritos. Porém, as que mais chamaram a atenção da plateia foram as que nos fizeram rir. Entre elas, uma crítica do diretor aos animes da nova geração. Watanabe disse que não acompanha nenhum deles porque “os novos animes têm nomes longos demais”. Se pararmos para pensar, ele está certo; basta lembrar de algum isekai de reencarnação. Ele também ficou feliz em afirmar que o protagonista Axel Gilberto, de Lazarus, é brasileiro e que já homenageou Tom Jobim em Cowboy Bebop.

Foram muitos momentos de emoção, 105 mil otakus reunidos e a celebração de ótimos momentos para os fãs de anime, mangá, cosplay e tokusatsu. O evento contou com grandes momentos, como shows incríveis de bandas como Flow, Scandal, seven ops e muito mais. Porém, nenhum convidado nunca vai superar a energia do próprio público, que mantém viva a mensagem de amizade e companheirismo do evento.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Omelete.