Música

Notícia

Lollapalooza Brasil 2013 | O terceiro dia

Pearl Jam encerra festival em show apoteótico para 60 mil pessoas

01.04.2013, às 02H38.

O Lollapalooza Brasil 2013 terminou com um dia agitado pelo rock contagiante do Kaiser Chiefs, Planet Hemp e The Hives, que abriram o caminho para um show apoteótico do Pearl Jam. Liderada por Eddie Vedder, a banda fez a maior apresentação do evento, tocou seus sucessos, discursou a favor do casamento gay e emocionou as 60 mil pessoas presentes no Jockey Club de São Paulo.

hives

planet

pearl

Credito: Dave Mead

De todos os grupos que se apresentaram no festival, apenas o Pearl Jam tinha um repertório que durasse duas horas e fosse formado apenas por hits - ainda sobrou espaço para uma homenagem ao Ramones, com "I Believe In Miracles". Do início morno ao final catártico, o grupo viu a plateia cantar cada uma das músicas escolhidas. Fosse em canções mais lentas como "Daughter" ou outras mais pesadas como "Even Flow", Vedder mostrava a entrega e disposição característica, algo que fez o público se envolver ainda mais.

Saiba como foi o 1º dia do Lollapalooza Brasil
Saiba como foi o 2º dia do Lollapalooza Brasil

Houve espaço também para um discurso em português, onde o vocalista parabenizou São Paulo por apoiar o casamento gay, para em seguida cantar "Better Man". Nos momentos finais do show que durou mais de duas horas, era possível notar algumas pessoas deixando a arena; no entanto, a maior parte do público se manteve dedicado a cantar e pular. A energia transmitida pela banda é de impressionar o espectador mais cético e levar às lágrimas o fã mais ardoroso, como aconteceu em algumas ocasiões no Jockey. Não é para menos, o Pearl Jam encerrou o evento de maneira impecável.

Confira a galeria de fotos do Lollapalooza Brasil 2013

Neste último dia de Lollapalooza, a organização se beneficiou do calor e sol que permaneceram em São Paulo no final de semana. Com isso, a lama que tanto castigou o público na sexta-feira estava praticamente erradicada. As filas e o tempo para comprar fichas, bebida ou comida também se mantiveram estáveis, sempre havia algum caixa com poucas pessoas e um atendimento rápido. O problema maior durante os três dias foi, de fato, a sujeira e os poucos seguranças espalhados pela arena. Não faltavam fiscais de pulseiras e acesso, mas era difícil encontrar profissionais responsáveis exclusivamente pela proteção do público - não foram poucos os casos de furto relatados durante o festival.

O agito do Kaiser Chiefs e The Hives

O Kaiser Chiefs mal havia pisado no palco Butantã e o vocalista Ricky Wilson já abriu um sorriso ao ver a enorme plateia que esperava por ele. De fato, não há como errar com um bom brit-rock dançante e na primeira canção todos já estavam muito empolgados. Na terceira música, o cantor já estava se pendurando na grade, indo para a galera e causando preocupação aos seguranças.

Saiba como foi o 1º dia do Lollapalooza Brasil
Saiba como foi o 2º dia do Lollapalooza Brasil

E não era apenas o público que ele buscava agradar, também dava atenção aos espectadores da transmissão ao vivo e, com boa dose de narcisismo, se ajoelhou no carrinho de câmera que percorre o trilho na frente do palco para um bom trecho em primeira pessoa. Na quarta música inicou-se a sequência de hits, com "Na Na Na Naa", e o setlist ainda trouxe "Every Day I Love You Less and Less", "Ruby" e "I Predict a Riot", devidamente acompanhadas com coro da plateia, finalizando a ótima apresentação com "Oh My God".

A agitação do Kaiser Chiefs continuou com os suecos do The Hives. Amparados por um enorme telão que exibia um controlador de marionetes, o quinteto subiu no palco Cidade Jardim vestido com fraques e cartola. Apesar da classe, a primeira música "Come On!" mostrou o que seria mostrado durante a próxima hora.

O vocalista Pelle Almqvist deu seus gritos característicos e não parou um segundo no palco. Em um intervalo de uma música para outra, ele desceu do palco para dar um autógrafo a um fã que estava na grande - e essa não foi a única vez, a cada três músicas ele descia para incentivar a plateia com gritos rasgados e gestos de comando. "Go Right Ahead", primeiro single do novo disco, Lex Hives, foi uma das músicas mais cantadas pela plateia, além, é claro de "Tick Tick Boom", um dos maiores sucessos da banda que encerrou a apresentação.

Hot Chip, Major Lazer e o estouro do Planet Hemp

O Hot Chip atraiu uma grande plateia para seu show no palco alternativo, mas parece que não aproveitou tudo que ela tinha a oferecer. O miolo na frente do palco estava altamente animado, curtindo uma balada a céu aberto, mas ao redor todos pareciam descansar para o Pearl Jam. Os hits "One Night Stand", "Over and Over" e "Ready for the Floor" foram os destaques de um show morno.

Enquanto isso, a principal banda brasileira do Lollapalooza Brasil 2013 se preparava para o melhore show nacional do evento. Liderado por Marcelo D2 e BNegão, o Planet Hemp encerrou as atividades do palco Butantã sem deixar a desejar a nenhuma astro internacional que passou pelo Jockey. Com um vídeo inicial feito para sucitar a revolta do público contra a liberação da maconha, a banda iniciou a apresentação com "Legalize Já", de Usuário.

Saiba como foi o 1º dia do Lollapalooza Brasil
Saiba como foi o 2º dia do Lollapalooza Brasil

Mais do que uma obra de protesto, ficou claro na apresentação quão diferente a banda é das novas crias da música brasileira. Além de carregar consigo um conceito e ideologia própria, o Planet Hemp discursou sobre questões políticas (Feliciano, índios) e ainda homenageou artistas como Sabotage, Chico Science, Skunk e Chorão. A atitude combinada ao um poderoso som e à plateia totalmente entregue não poderia dar outro resultado: um show inesquecível - este foi o último da turnê de reunião do grupo, que estava a dez anos separado.

Ao lado do Planet Hemp, a tenda do palco Perry recebia o Major Lazer, projeto que Diplo dividia com Switch até 2011 e atualmente traz os DJs convidados Jillionaire e Washly Fire. A apresentação foi muito animada, com uma discotecagem que juntou tudo que há de mais atual, tanto no Brasil como lá fora. Há anos Diplo acompanha a cena musical brasileria, e ficou conhecido como um dos primeiros estrangeiro a espalhar o funk carioca pelo mundo.

Confira a galeria de fotos do Lollapalooza Brasil 2013

Sempre por dentro de tudo que rola por aqui, ele surpreendeu a plateia com sua ótima colocação de "Passinho do Volante (Ah Lelek Lek Lek)" de MC Federado, hit que estourou por há menos de três meses. Também passou pelo setlist a "Dança do Créu", emendando em "Bucky Done Gun", uma das primeiras incursões de M.I.A. pelo funk. Diplo também comandou um mega "Harlem Shake", o viral do momento lançado por sua gravadora, a Mad Decent. Neste momento a tenda inteira se uniu para dançar igual aos vídeos que varreram o YouTube. Mais que um show, Diplo trouxe uma verdadeira festa ao Lollapalooza Brasil, pena ser tão curta.