Netflix

Lista

Resumo das primeiras temporadas de La Casa de Papel

O que você precisa saber antes da Parte 4

02.04.2020, às 13H10.
Atualizada em 02.04.2020, ÀS 15H52

A Parte 4 de La Casa de Papel está chegando na Netflix e, para relembrar tudo o que aconteceu até aqui, fizemos um resumo das primeiras temporadas, com tudo o que você precisa saber para curtir os capítulos inéditos. 

La Casa de Papel mostra um grupo de desconhecidos que se reúne e organiza um assalto à Casa da Moeda da Espanha. A terceira temporada mostrou os integrantes aproveitando os frutos do roubo até que a prisão de um dos assaltantes obriga os ladrões a se juntarem mais uma vez para roubar o Banco Central da Espanha. Na Parte 4, eles precisarão lidar com o caos criado por esse segundo assalto. 

O começo

Divulgação

A série começa com a formação do grupo de assaltantes/sequestradores que vão colocar em prática o plano do assalto. Oito pessoas com diferentes especialidades são escolhidas para este seleto grupo de criminosos, e cada um é chamado pelo nome de uma cidade do mundo: Tóquio, Berlim, Denver, Moscou, Oslo, Helsinque, Nairobi e Rio.

A mente por trás do plano é de Professor, um homem calculista e envergonhado que reúne seus oito soldados por cinco meses em uma casa na zona rural de Toledo. Lá, como um professor, ele repassa os detalhes do plano e todas as variáveis dos acontecimentos. Só que, por mais que ele tenha pensado em tudo, alguma coisa sempre acaba dando uma escapadinha, vai vendo.

O assalto acontece logo no primeiro episódio. Com macacões vermelhos e máscaras caricatas do Salvador Dalí, o grupo invade a Casa da Moeda e faz 67 pessoas como reféns. Entre funcionários e um grupo de adolescentes em excursão, três pessoas se destacam: Alison Parker, que é filha do embaixador do Reino Unido; Arturo Román, que é o diretor da Casa da Moeda; e Mônica Gaztambide, secretária e amante de Arturo, que acaba de descobrir que está grávida dele.

Com o Professor do lado de fora e os assaltantes dentro da Casa da Moeda, as coisas começam a ficar complicadas e surgem até envolvimentos amorosos que não deveriam existir, como entre Rio e Tóquio. Aliás, as relações amorosas dos personagens são seus maiores pontos fracos:  Arturo é apaixonado por Mônica, que se apaixona por Denver, e ele por ela. Tóquio e Rio se apaixonam desde o começo, mas Alison Parker também chama a atenção dele. Berlim e Ariadna começam uma relação bem abusiva ainda dentro da Casa. Tem o Professor junto com Raquel, que parte o coração do pobre policial Angel. Até o brutamontes Helsinque sente algo por Arturo. Desses, só se salvam Moscou - que faz tudo pelo filho Denver -, Oslo - que tem uma forte amizade com Helsinque - e Nairobi, que já tinha demonstrado certo interesse pelo Professor.

Moscou passa mal ao pensar que o filho pode ter matado Monica. Denver leva o pai e outros reféns para respirar um pouco no topo do banco. É lá que Arturo descobre que Monica foi “morta” por Denver. O diretor do banco surta e, como estão todos vestidos de vermelho e mascarados, Raquel desconfia que ele é um dos sequestradores. Ela dá luz verde para os atiradores de elite. 

Com Arturo ferido, um grupo de médicos é autorizado a entrar na Casa da Moeda e o policial infiltrado Angel vai junto. Mas ele está grampeado pelo Professor, que ouve os planos e antecede as ações da polícia. Angel é afastado com a suspeita de ser um informante e Raquel se volta ao Professor, também desconfiada dele. As suspeitas, porém, não dão em nada e os dois dormem juntos. 

Enquanto isso, ainda dentro da Casa da Moeda, Arturo arma um plano de fuga para os reféns que funciona e resulta em uma invasão da polícia ao local. Tóquio consegue fazê-los recuar atirando uma metralhadora, mas agora os assaltantes estão sem 16 dos reféns.

Sem saber o que fazer (e sem contato com o Professor), o grupo vota entre esperar por contato ou executar o “plano Chernobyl”. Furioso com as atitudes de Tóquio, Berlim a coloca para fora do lugar e ela é a primeira do grupo a ser presa. Do lado de fora, o Professor é preso por agressão a uma autoridade, mas ele arma uma agressão para que Raquel o livre do processo. No entanto, presa e revoltada, Tóquio revela o verdadeiro nome do Professor: Sergio Marquina. 

Complicações

Divulgação

Dentro do banco, Rio está indignado com o que Berlim fez com Tóquio e conta para todos os reféns o plano dos bandidos: fugir por um buraco diferente do que eles estão cavando. Berlim fica furioso e está prestes a executar Rio quando finalmente o telefone toca. Berlim atende, mas Nairobi dá uma pancada na cabeça dele e assume o controle do bando dentro da Casa da Moeda, dizendo a famosa frase: “empieza el matriarcado”.

Angel, o policial que entrou na Casa da Moeda e é apaixonado por Raquel, acorda do coma, o que coloca o Professor em perigo. O personagem arma um plano para matar Angel, mas percebe que a polícia armou uma emboscada. A solução foi criar um teste para selecionar palhaços para o hospital. Ele entra disfarçado, mas comete o erro de se encontrar com Raquel depois e ela vê um fio de cabelo da peruca de palhaço e percebe que ele esteve no hospital. Mesmo em pânico, ela seduz e prende o Professor. Ela o leva para a casa rural de Toledo, mas se descuida e é desmaiada e abandonada por ele. 

Dentro do banco, o Arturo faz um plano para trocar a arma de um dos bandidos por outra falsa. A escolhida para fazer isso é Monica, já que ela e Denver estão meio distantes. O plano dá certo e Arturo rende Denver, mas os outros ladrões percebem a rebelião antes que os reféns consigam abrir o portão de saída. Arturo fica lá, com a arma na cabeça de Denver, mas de costas para os reféns. E é a própria Monica que dá na cabeça de Arturo. É neste momento que a personagem entra para o grupo dos bandidos e recebe o nome de Estocolmo. 

Tóquio está dentro do camburão a caminho da penitenciária. Mas antes que tudo dê errado para ela, o Professor manda a equipe sérvia para libertá-la. Tóquio se veste como policial, pega uma moto e pensa onde deve ir. Ela decide voltar para a Casa da Moeda e faz uma entrada espetacular. Ela e Rio se reencontram, mas na confusão, Moscou toma três tiros na barriga e fica entre a vida e a morte.

Agora, os sequestradores têm poucas horas para cavar o túnel e levar Moscou para o atendimento médico. Rio e Denver continuam tentando de um lado, enquanto o Professor e os sérvios vão pelo outro. Os dois grupos escavam por horas, mas o esforço não é suficiente: Moscou acaba morrendo. No entanto,, a escavação continua, já que é por ali que o grupo vai escapar.

Quando Raquel volta para o posto policial, todos os investigadores já sabem quem é o Professor e que Raquel estava com ele esse tempo todo. Ela é afastada, mas segue a investigação como se ainda estivesse na polícia. Ela busca gravações de segurança e descobre onde é o Quartel General do Professor. Só que a polícia acha que ela está destruindo a prova do crime e emite uma ordem de prisão contra ela. Raquel é capturada pelos sérvios e continua com raiva, mas o Professor insiste em dizer que está apaixonado, que ela foi o único imprevisto no plano. E ela acredita nele.

A polícia entra na Casa da Moeda pelo túnel do esgoto e pega todos de surpresa. O grupo atira de volta e consegue recuar na direção do túnel. Os reféns restantes são soltos e os bandidos são encurralados no cofre. Para que todos fujam pelo túnel, Berlim fica para trás e se sacrifica. O Professor explode o túnel depois que eles passam e cada um consegue uma grande quantia em dinheiro, se safando do roubo.

Resgate

Divulgação

Cada sequestrador é mandado para um continente diferente, onde passam dois anos de tranquilidade. Tóquio e Rio vivem em uma ilha do Caribe, mas ela fica aflita com tanto isolamento e vai até o Panamá. Rio entrega um telefone para que eles possam manter contato, mas basta uma ligação e a polícia encontra o paradeiro dos dois. Tóquio consegue escapar, mas Rio acaba capturado pela guarda costeira. Isso faz com que Tóquio entre em contato com o Professor através de uma ligação de emergência.

Ela encontra o Professor na Tailândia, onde todos se reúnem. Raquel, afastada da polícia, vive o romance com o Professor e agora atende pelo codinome Lisboa. O líder faz um discurso e convence o grupo a entrar em uma nova missão para libertar Rio. É um por todos e todos por um.

Diferente das duas primeiras temporadas, a série agora segue em três linhas temporais diferentes. Uma acontece na Itália, bem antes do assalto à Casa da Moeda, em que Berlim e seu grande amigo Palermo apresentam para o Professor o plano do roubo ao Banco da Espanha. Outra é logo antes do segundo assalto, em que o grupo de resgate de Rio planeja a invasão. E a terceira se passa durante o assalto propriamente dito.  

O plano começa com vários zepelins voando sobre Madrid despejando 140 milhões de euros em cima da população. O Professor transmite um pronunciamento denunciando a prisão e a tortura de Rio, o que faz o público apoiar o grupo de assaltantes. A estratégia é também desviar a atenção da polícia para manifestações do povo, alguns vestidos de macacão vermelho e máscaras de Dalí. É a deixa para que os sequestradores, em trajes militares, coloquem o plano em ação. 

Tudo corre bem até que Nairobi e Tóquio são encurraladas por seguranças do banco. Palermo tenta ajudar, mas sofre um ataque e estilhaços de vidro entram no seu olho. Enquanto isso, Nairobi conduz o grupo que vai descer até o cofre para roubar as barras de ouro. O lugar enche de água e os assaltantes, em roupas de mergulho, entram e acessar o grande tesouro do Banco.

Só que dentro do cofre existe um outro cofre, que guarda os maiores segredos de Estado da Espanha. Para acessar tudo isso sem danificar o ouro, eles precisam que o governador Mario, um dos reféns, mergulhe dentro do cofre, digite a senha e abra o compartimento. Mas ele se rebela, entra em embate com Denver e perde a consciência. A única forma é acessar o material com explosivos. Quem faz isso é Bogotá, o grande especialista em maçaricos e abertura de cofres.

Do lado de fora, a polícia se organiza para entrar. Os reféns se vestem como os bandidos para confundir a polícia, o que não parece impedir a entrada da força do estado. É aí que Denver tem uma ideia: sair do banco com uma bandeira branca em uma mão e a mala vermelha em outra. Com os segredos do Estado em mãos, a polícia é obrigada a recuar. Afinal, a credibilidade das instituições espanholas estão sob ameaça. É aí que entra a inspetora Alicia Sierra.

Parte 3

Divulgação

Alicia passa a ser responsável pela negociação com o Professor, mas tem métodos peculiares para fazer seu trabalho. Foi ela que torturou Rio por dias e, logo de cara, conduz a invasão de um grupo de policiais ao Banco da Espanha. O plano é entrar pela tubulação, apagar todo mundo com um gás e cercar os bandidos. Atirar primeiro e perguntar depois. Só que o plano dá errado, Palermo rende os policiais e ainda grava um vídeo com eles seminus cantando Bella Ciao, o hino da resistência.

Dessa vez, é o Professor que faz a jogada e negocia a libertação de Rio em troca da entrega dos reféns. Alicia aceita e Rio reencontra o bando, mas com um microfone em forma de chip implantado em seu corpo. O Professor já tinha previsto isso e todos agem naturalmente com Rio, para que a polícia não desconfie que os bandidos estão um passo à frente. Com toda naturalidade, Tóquio avisa Rio sobre o chip com mensagens escritas no corpo dela durante um strip-tease forjado. E é nessa hora que ele termina com ela. 

Enquanto isso, um drone descobre que o Professor e Raquel/Lisboa estão em uma ambulância. Eles percebem a perseguição, saltam da ambulância em movimento e precisam se camuflar na floresta. O Professor em cima de uma árvore, mas Raquel se esconde dentro de um galinheiro. 

Antes disso, o Professor tinha feito um plano de fuga falsa para ganhar um tempo com a polícia. O bando usa o chip retirado de Rio para enganar os inspetores de que estão planejando sair pelo esgoto. A estratégia é confundir a polícia com sons e colocar o chip em um furão que corre pelos canos. Quando o esquadrão se depara com o bicho, Alicia percebe que os assaltantes e o Professor só fizeram isso porque estão em situação crítica.

Por isso, decide atacar no coração do grupo. Ela coloca um urso de pelúcia com um telefone dentro na frente do banco. Nairobi sabe do que se trata: é o urso de seu filho Axel. A inspetora leva o garoto perto de uma das janelas e Nairobi se expõe. É aí que ela toma um tiro direto no peito. Todos os assaltantes se mobilizam para salvar Nairobi e o bando fica vulnerável. A polícia resolve invadir o local com tanques.

Os donos do galinheiro descobrem Raquel escondida e ela tenta negociar com eles. A polícia se aproxima, mas ninguém chega a um acordo. A polícia rende Raquel e o Professor corre para se encontrar com ela. Ele ouve a conversa entre Raquel e o guarda e depois um tiro. Pelo som, ele entende que ela foi executada e por isso ordena que Tóquio e Rio disparem um míssil contra os tanques da polícia. É a primeira vez que ele dá ordem para matar, sem saber que Raquel segue viva e será uma peça chave para a polícia na quarta temporada.