ATENÇÃO: Spoilers de Ruídos a seguir!
O filme de terror sul-coreano Ruídos chega aos cinemas brasileiros hoje (9), com distribuição da A2 Filmes – e a trama rocambolesca da produção estrelada por Lee Sun-bin (Amor e Batatas) pode deixar os espectadores com a pulga atrás da orelha, mesmo no subir dos créditos.
Por isso, e como de costume, o Omelete chegou para ajudar e explicar tudo o que acontece no final de Ruídos. Confira a seguir!
Onde está a irmã de Joo-young?
O final de Ruídos revela que Joo-hee (Han Su-a), a irmã desaparecida da protagonista Joo-young (Lee) está morta, assassinada pela vizinha Jeong-in (Jeon Ik-ryung).
O clímax do longa mostra Joo-young procurando pela irmã no porão do prédio, e eventualmente encontrando-a ali, amarrada e desnutrida – mas, aparentemente, ainda viva. No entanto, pouco depois descobrimos que tudo não passa de uma alucinação de Joo-young, uma vez que Jeong-in chega para confrontá-la e revela que matou Joo-hee.
De onde vinha o barulho no prédio?
A câmera de Joo-hee, que Joo-young encontra no porão, revela arquivos que registram a origem dos ruídos que atormentavam os moradores do edifício: o apartamento 804, ocupado por Jeong-in, estava equipado com caixas de som gigantes e estacas que faziam barulho durante toda a noite.
Descobrimos que Jeong-in estava fazendo o barulho para se vingar dos vizinhos, que no passado reclamavam dos passos de sua filha pequena conforme ela corria pela casa. Vencida pelas reclamações, Jeong-in decidiu deixar sua filha brincar do lado de fora, onde a pequena foi atropelada e morreu.
Desde então, a mãe em luto enxergava o fantasma da filha e conversava com ele, seguindo suas ordens e eliminando todos que reclamavam do barulho do seu apartamento.
O que acontece no final de Ruídos?
O confronto entre Jeong-in e Joo-young termina com a protagonista trancando a vilã no porão, onde ela é mortalmente ferida por uma criatura sobrenatural – que o filme sugere ser o cadáver reanimado de Joo-hee.
Enquanto isso, Joo-young decide permanecer morando no prédio, uma vez que ali consegue conviver com o fantasma de Joo-hee… de fato, do mesmo jeito que Jeong-in convivia com a filha.
A última cena mostra Joo-young recebendo a visita de uma nova vizinha. Quando a protagonista diz que mora com a irmã e olha para dentro de casa, indicando que ela está bem ali, a nova vizinha faz cara de espanto e indica que não está vendo nada.
Quando a jovem promete não fazer barulho e ser uma boa vizinha, Joo-young coloca os dedos sobre os lábios e repete o que Jeong-in lhe disse uma vez: “Cuidado, todo mundo ouve tudo por aqui”.