Música

Notícia

Jimin se torna primeiro artista solo sul-coreano a liderar a Billboard

Integrante do BTS chega ao topo da parada com "Like Crazy"

04.04.2023, às 11H17.
Atualizada em 21.04.2023, ÀS 14H16

Jimin fez história na edição desta semana da Billboard Hot 100, a principal parada de hits dos EUA. Com o seu single "Like Crazy", o integrante do BTS se tornou o primeiro artista solo sul-coreano na história a atingir o #1 da parada.

Como a própria Billboard relatou, "Like Crazy" venceu 254 mil downloads e singles físicos combinados, acumulou 10 milhões de streams em diversas plataformas, e foi tocada 64 mil vezes nas rádios americanas durante a sua primeira semana de lançamento.

Em termos de vendas físicas e digitais, a semana de estreia de "Like Crazy" é a maior desde o lançamento de "Anti-Hero", de Taylor Swift, que acumulou 328 mil unidades vendidas em novembro de 2022.

Quanto ao marco histórico de Jimin, vale lembrar que o BTS se tornou o primeiro grupo de k-pop a liderar a Billboard em setembro de 2020, com "Dynamite" - e, desde então, alcançou o posto também com "Savage Love", "Life Goes On", "Butter", "Permission to Dance" e "My Universe".

Antes de Jimin, o artista solo sul-coreano a subir mais alto na Billboard avia sido PSY, cujo hit viral "Gangnam Style" ficou na 2ª posição do Hot 100 por sete semanas consecutivas, em 2012.

Outros artistas asiáticos, como o cantor japonês Kyu Sakamoto (com "Sukiyaki", em 1963) e o grupo de música eletrônica Far East Movement (com "Like a G6", em 2010) já estiveram no #1 da Billboard.

"Like Crazy" é o single principal do álbum Face, que marcou a estreia solo de Jimin no mercado do k-pop. Confira o álbum completo por aqui.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.