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Rock in Rio | Justin Timberlake fecha o fim de semana inicial com apresentação calculada

Cantor faz no festival soul romântico para casais

18.09.2017, às 09H53.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

Muito bom nos seus álbuns solo, Justin Timberlake tentou trazer um pouco desses arranjos mais sofisticados à sua apresentação no Rock in Rio 2017, que fechou o primeiro fim de semana do festival neste domingo (17). Foi um show que privilegiou o som e menos a figura do ex-N'Sync, que abriu a noite nas sombras, escondido atrás do chapéu e do figurino preto, fazendo o tipo cool despretensioso em "Only When I Walk Away".

O repertório não é muito diferente daquele que Timberlake apresentou no RiR em 2013. Como na outra oportunidade, a banda de apoio sustenta o show, enquanto o cantor dança e interage economicamente com o público, que logo de cara recebeu a dobradinha "Suit and Tie" e "FutureSex / LoveSound" (com um trecho de "Don't Hold the Wall" no meio) como uma promessa de um baile suingado. Timberlake arregaçou a calça, mostrou as canelas finas, mas a partir de então foi uma performance morna marcada não pela energia e sim pela organização sonora.

Isso ficou claro em seguida, quando o hit "My Love" tocou em arranjo diferente do registro de álbum, mais quebrada, evidenciando o trabalho da banda e novamente escondendo o cantor (num momento quem ficou na ponta do palco foram apenas os músicos). Timberlake ocupou a arena lotada do Rock in Rio mas sua performance parecia prescindir do envolvimento do público, que assistiu a números tecnicamente envolventes mas meio distantes (com algumas exceções, como "SexyBack", num arranjo que privilegiou as guitarras e saiu mais como uma canção de estádio mesmo).

Embora tenha ensaiado no começo que poderia jogar para a torcida, respondendo a uma cartolina de pedido de presente de aniversário descendo junto à galera, o cantor se manteve fiel à proposta autoral de diminuir sua presença para colocar a música em primeiro plano. Quando mandou "Drink You Away" ("Vocês estão bebendo aí, não?", perguntou com a voz meio enrolada, de quem realmente parecia ter tomado umas antes de entrar em cena), novamente se alinhou sobre o palco com seus músicos, enquanto no telão um efeito de fumaça apagava a imagem da banda.

Quando a faixa emenda em seguida de forma incisiva com "LoveStoned / I Think She Knows", volta a promessa de gingado e energia, mas no geral foi uma apresentação que privilegiou o soul romântico para casais, com direito a banquinho e violão com "Cry me a River" e o hit "What Goes Around" em desvantajosa versão acústica. Tudo bem que já era madrugada de segunda-feira, mas você percebe quando a coisa vai ficando miada porque o gargarejo desafoga com as primeiras desistências e dá pra chegar mais perto do palco na segunda metade do show.

Aparentando exaustão, Timberlake de novo desaparece atrás do som ao final, em "Mirrors", mas os close-ups no telão mostram o cantor emocionado e satisfeito com a resposta do público, e ele manda um "eu amo vocês" sincero enquanto se despede. Foi um dos momentos emocionais de uma apresentação marcada pelo script bem calculado e cronometrado.

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