Séries e TV

Lista

O Incrível Hulk | 7 curiosidades sobre a série icônica que acabou há 35 anos

Produção sobre herói verde da Marvel fez sucesso nos anos 1980

02.06.2017, às 16H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

O último episódio de O Incrível Hulk, série de televisão de sucesso nos anos 1980 aqui no Brasil, foi exibido há 35 anos. A produção baseada no herói da Marvel foi transmitida pela CBS entre 1978 a 1982 e durou cinco temporadas. Ainda que não tenha seguido à risca os detalhes dos quadrinhos e que os efeitos especiais da época não fossem lá muito bons, a série conseguiu sucesso ao dar mais destaque para os aspectos dramáticos da vida do cientista que carrega um anter-ego verde e gigante - os episódios mostravam a frustração do herói ao ter que fugir e se esconder toda vez que o Hulk surgia. Para relembrar os bons momentos da série, listamos sete curiosidades impressionantes sobre a produção icônica:

Bill Bixby e Lou Ferrigno eternos Hulks

Assim como o Robert Downey Jr. é indiscutivelmente o Homem de Ferro, a dupla por muito tempo foi o único Hulk possível. Bill Bixby já tinha uma sólida carreira, ao contrário de Lou Ferrigno, que tinha poucos trabalhos como ator - após o fim da série, o personagem se tornou recorrente para os dois, que reprisaram o herói em A Volta do Incrível Hulk(1988), O Julgamento do Incrivel Hulk (1989) e A Morte Do Incrível Hulk (1990). Após a morte de Bixby em 1993, Ferrigno dublou o herói na série animada de 1996; nos filmes Hulk, de 2003, O Incrível Hulk, de 2008, e nos Vingadores, em 2012 e 2015.

Bruce who?

A série tinha algumas alterações substanciais em relação ao clássico dos quadrinhos. Para começar, o nome do protagonista não era Bruce Banner, mas David Banner. O sobrenome, aliás, também mudou inúmeras vezes ao longo da série - como forma do cientista manter seu disfarce, já se chamou Bannet, Belson, Bannon, etc. Aliás, vale ressaltar que David foi o nome escolhido por estabelecer uma ponte com a história bíblica de Davi e Golias, uma analogia entre a relação conflituosa entre o cientista e seu alter ego.

Nada de computação gráfica

Para criar o Hulk hoje, Mark Ruffalo atua com uma roupa que rastreia seus movimentos e, através de computação gráfica, o gigante verde assume o seu lugar na versão final dos filmes. Mas nos anos 1970 as coisas eram diferentes. Enquanto o Dr. David Banner era vivido por Bill Bixby, que media 1,75 metro, sua versão transformada era interpretada por Lou Ferrigno, com 1,94 metro de altura e 135 quilos - ainda que Ferrigno aparecesse 15 minutos por episódio, a maquiagem demorava cerca de três horas.

O Incrível Hulk já ganhou um Emmy

Demolidor e Jessica Jones não são os únicos heróis da Marvel com séries próprias a conseguirem indicações ao Emmy: bem antes deles, o Hulk já estava conquistando sua própria estatueta. O prêmio de Melhor Atriz em Série Dramática foi dado em 1979 a Mariette Hartley, pela sua performance como Carolyn Fields, que se casa com o personagem de Bill Bixby.

Hulk já teve um dedinho de Steven Spielberg

No nono episódio da primeira temporada, intitulado "Never Give a Trucker an Even Break", inúmeras imagens de cenas de perseguição foram simplesmente tiradas do suspense Duel, de Steven Spielberg. O motivo disso foi que tanto o filme quanto a série da CBS eram produções do mesmo mesmo estúdio, a Universal. O episódio da série segue basicamente o mesmo script do longa de Spielberg, com a diferença que o motorista vira um monstro verde. Até a cor da camisa usada por Bill Bixby segue o mesmo esquema de cores do filme, para não ficar com aparência de erros de continuidade.

Hulk e o Exterminador do Futuro já se encararam

Metaforicamente, é claro. Antes mesmo de viver o verdão da Marvel, Lou Ferrigno foi personagem de um documentário sobre a competição de fisiculturismo do Mr. Olympia de 1975 - onde ele enfrentava ninguém menos que  Arnold Schwarzenegger, a estrela da produção. Chamado O Homem dos Músculos de Aço, é uma das mais célebres produções sobre o mundo do fisiculturismo já feitas. O documentário termina com Ferrigno em terceiro lugar e Schwarzenegger em primeiro, encerrando sua carreira como fisiculturista profissional - a segunda colocação ficou para Serge Nubret.

O Hulk continuou combatendo o crime

Conforme foi envelhecendo, Lou Ferrigno se viu impossibilitado de continuar nas competições de fisiculturismo - e trabalhos na TV e no cinema começaram a ficar cada vez mais escassos. Aos 54 anos, o eterno Hulk resolveu seguir os passos do pai, que foi policial em Nova York, e mudou de carreira tornando-se xerife-assistente do Condado de Los Angeles, em 2006.