HQ/Livros

Notícia

Universe X

Universe X

21.08.2000, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40
A Marvel deu início, em julho, à publicação de Universe X, a continuação de Earth X, a maxi-série concebida por Alex Ross, e que mostrava um futuro sombrio do Universo Marvel. Como sua antecessora, Universe X também será composta por quatorze edições, tendo início com o número 0 de 48 páginas. Em seguida, vêm 12 edições regulares de 32 páginas que se resolvem num encerramento de 64 páginas. Projeto elaborado a quatro mãos por Alex Ross (co-criador, co-argumentista e capista) e Jim Krueger (co-criador e co-argumentista e roteirista), a série é desenhada por Doug Braithewaite (Superman: King of the World, Superman: King of America, Punisher Kills the Marvel Universe), que está conferindo um ar mais luminoso e totalmente diferente do que traço de John Paul Leon presente em Earth X. A arte-final é de Bill Reinhold e as cores, da ganhadora do Eisner deste ano, Laura Depuy (Planetary). O conjunto das capas pintadas por Alex Ross vão compor um painel em 14 partes.

A obra anterior abordava um possível futuro do Universo Marvel, no qual todos os humanos haviam adquirido superpoderes. Na atual, o Capitão América e o ressuscitado Capitão Mar-Vell partem, três anos depois dos acontecimentos em de Earth x, em busca das maiores fontes de energia do universo tais como o Cubo Cósmico e os dez anéis do Mandarim. Em suas páginas, veremos versões futuras de Homem-Aranha, Irmãos Grimm, Defensores, Immortus, Quarteto Futuro, Inumanos, Fantasmas do Espaço, Espectros, Thanos, Magia, Ka-Zar e outros. Como em Earth X, narrada por X-51 - o Homem-Máquina -, Universe X é vista pelos olhos de personagens de segunda linha da Marvel: Águia Noturna e Gárgula, dois antigos Defensores.

O projeto será complementado por cinco especiais a serem lançados nos próximos meses. Nessas edições, concebidas por Ross e Krueger e roteirizados por este último, personagens-chave terão um tratamento mais aprofundado. Sua leitura, no entanto, não será essencial para o acompanhamento de Universe X. O primeiro deles, a ser lançado ainda em agosto, chama-se 4: A Universe X Special. Desenhado por Brent Anderson, traz como protagonistas o Quarteto Fantástico.

Em novembro, será a vez de Spidey, desenhado por Jackson Guice, que traz como protagonista a filha de Peter Parker. Logo em seguida, virá um especial do Capitão América desenhado por Tom Yeates. No início de 2001, John Paul Leon desenhará uma edição dedicada aos X-Men. Por fim, também ilustrada por Brent Anderson, o último enfocará os Homens de Ferro e o legado de Tony Stark.