HQ/Livros

Notícia

O que muda na vida do Homem-Aranha após Civil War

O que muda na vida do Homem-Aranha após Civil War

10.07.2006, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

Se você não quer saber do maior spoiler da década, não leia o texto abaixo!

Como parte dos eventos de Civil War, o Homem-Aranha revelou sua identidade secreta ao mundo. Não antes de consultar tia May e Mary Jane, nem de garantir a segurança delas com os Vingadores. Mesmo assim, a vida de Peter Parker está prestes a ficar mais complicada do que o normal.

Numa coletiva com a imprensa na última quarta-feira, a Marvel reuniu todos os escritores que trabalham com o personagem – J. Michael Straczynski (Amazing Spider-Man), Roberto Aguirre-Sacasa (Sensational Spider-Man) e Peter David (Friendly Neighborhood Spider-Man) -, além do editor Axel Alonso, para falar do inferno que se prenuncia para a vida do escalador de paredes.

Quem comanda o show é Straczynski na principal série do Aranha, no arco “The War at Home”. Diretamente relacionada à minissérie Civil War, é nele que veremos Peter questionando o lado que tomou na guerra – com o Homem-de-Ferro, que apóia o registro de super-heróis, e contra o Capitão América, que se tornou um fora da lei e juntou uma equipe de heróis renegados. Será que ele tomou a decisão certa?

As outras séries mostram ramificações paralelas do fim da identidade secreta, mas certamente não menos importantes. Em Friendly Neighborhood, Peter David vai abordar como fica a situação de Parker como professor. Os pais vão deixar os filhos freqüentar uma escola que tem um professor sob ameaça constante de super-vilões? A coisa piora quando a escola é atacada pelo vilão Mysterio – ou melhor, vários Mysterios.

Em Sensational, Roberto Aguirre-Sacasa desenvolve a conseqüência mais esperada: os vilões do Aranha, organizados pelo Camaleão, resolvem unir-se para atacá-lo por todos os lados, agora que sua privacidade é zero.

A conferência teve várias perguntas sobre a validade das mudanças na vida do herói, obviamente defendidas por todos os respondentes. Peter David deu as melhores respostas: “Em geral, fãs detestam mudanças. Eles desprezam-nas com a intensidade de mil sóis, mas por outro lado, respondem positivamente em outros termos: vendas. O que dá pra se tirar daí? Não sinto que isso vá mudar tão cedo, não importa qual seja a história. Aqui não há exceção. Tem gente que vai odiar, outros que vão amar e outros que ficarão indiferentes. Mas vão ler as revistas e ficar entusiasmados com o Aranha. Você tem que balançar as coisas para que o herói não fique gasto. Não se pode dar aos fãs o que eles dizem que querem, mas sim o que é certo para o personagem.”

Foi David também quem comentou que a vida de Parker será como a de uma celebridade, 24 horas por dia, 7 dias por semana assediado e atacado, sem chances de ir à esquina sem ser reconhecido.

Os escritores não responderam se, após Guerra Civil, Peter assumirá outra identidade secreta para proteger-se, nem se a revelação reflete o que acontecerá no próximo filme do Aranha.















Leia mais sobre Civil War