Filmes

Artigo

Homem-Aranha | Trailer da Comic-Con sugere fidelidade aos quadrinhos

Filme tem um pé nos filmes colegiais de John Hughes e outro nas comédias de Judd Appatow

24.07.2016, às 13H53.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

Sem aviso prévio, a Marvel levou o Homem-Aranha à San Diego Comic-Con 2016 e causou furor com o primeiro trailer de Spider-Man: Homecoming (Homem-Aranha: De Volta ao Lar, em tradução livre), o filme feito em parceria com a Sony.

A apresentação do presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, que também teve Pantera Negra, Doutor Estranho, Guardiões da Galáxia 2 e Thor: Ragnarok, foi interrompida com um apagar de luzes e o aparecimento do símbolo do Aranha de Tom Holland nos telões. Jon Watts, o diretor, também foi para o palco e chamou o vídeo que traz um Peter Parker jovem e diferente de tudo que foi feito para o personagem no cinema até hoje.

Para ser honesto, o trailer não é do Homem-Aranha, mas sim de Parker. Um garoto baixo, tímido, com poucos amigos e na puberdade - como lembrou bem Watts no painel. O vídeo começa com fotos dos Vingadores no colegial, até chegar a uma foto de Peter dentro da escola. Ele não está no centro da foto, está lá atrás, de cabeça baixa e poderia até passar despercebido - temos aqui um nerd clássico do colegial americano, assim como nos quadrinhos.

A composição do vídeo foi feita em cima dos horários escolares do personagem. De manhã, aula de ciências, almoço, educação física, aula de inglês e outras atividades apareciam na tela com fontes bem coloridas e em seguida mostravam o que Parker fazia naquela hora. Entre coisas comuns como olhar as meninas bonitas da escola, responder perguntas da professora, Peter criava a própria teia e recebia ligações misteriosas (Tony Stark?) pra atuar como o Aranha. Só no final do vídeo o herói aparece, em cenas rápidas escalando paredes. No final, um vislumbre do vilão principal: o Abutre, que aqui terá uma armadura tecnológica bem parecida com os Duendes Verdes dos outros filmes.

Este primeiro trailer deixou claro os resultados da parceria entre Sony e Marvel. O primeiro largou a mão de dar sua visão ao personagem e deu liberdade ao segundo, que renova o herói com uma perspectiva fiel aos quadrinhos. Ainda que exista essa fidelidade, o novo Homem-Aranha tem um pé nos filmes colegiais de John Hughes e outro nas comédias de Judd Appatow - não por acaso um dos roteiristas é John Francis Daley, de Freaks and Geeks, série de TV produzida por Apatow. É claro que não existirão muitas piadas com sexo ou drogas como em Superbad, por exemplo, mas o clima descontraído permeia o vídeo.

Spider-Man: Homecoming parece ser tudo que os fãs da Marvel queriam desde que o personagem voltou para casa: um estudante inteligente, um pouco recluso e que luta contra os problemas simples da vida de um adolescente, enquanto enfrenta vilões super-poderosos. Inclusive, a maioria das cenas do Homem-Aranha de uniforme mostravam-no de mochila nas costas. Não resta dúvida de que a Marvel recuperou seu mais importante herói e agora o reconstrói para ser o que ele sempre foi nos quadrinhos: o melhor amigo de todos nós.

O elenco é formado por Tom Holland (Homem-Aranha), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Michael Keaton (Abutre), Zendaya (Michelle), Michael BarbieriKenneth ChoiTony Revolori (Flash Thompson), Marisa Tomei (Tia May), Donald Glover, Martin StarrMichael MandoHannibal Buress e Abraham AttahBokeem Woodbine e Logan Marshall-Green interpretariam vilões no longa, mas suas indentidades ainda não foram reveladas. Laura Harrier fará Liz Allen e Jacob Batalon, Ned Leeds.

Spider-Man: Homecoming estreia em 6 de julho de 2017. Antes disso, Holland fez sua estreia como o personagem em Capitão América - Guerra Civil.

A San Diego Comic-Con 2016 acontece entre 21 e 24 de julho nos Estados Unidos. Acompanhe a cobertura completa do Omelete no youtube.com/omeleteve, facebook.com/siteomelete, twitter.com/omelete, instagram.com/omelete e Snapchat @siteomelete para não perder nada da convenção.