Filmes

Notícia

Hércules | Alan Moore pede que filme seja boicotado

"Peço também que todos aqueles que se importam com Steve Moore e seu legado não vão assistir a esse miserável filme. É a última coisa que ele teria querido", diz o autor

19.07.2014, às 18H05.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H39

Alan Moore sempre diz o que acha sobre as adaptações de seus trabalhos para os cinemas, mas o autor vem agora em defesa de seu amigo há mais de 40 anos Steve Moore, a HQ Hercules: The Thracian Wars e o filme que a levará às telonas Hércules.

Alan Moore

Em entrevista ao Bleeding Cool, Alan Moore revelou que pouco antes da morte de Steve Morre, que faleceu em março desse ano, ele estava com seu amigo que "expressava sua indignação". Alan disse ainda que "Steve teve muitos problemas com a produção dos quadrinhos pela Radical Comics, ele teve de fazer várias concessões que eles haviam prometido que não seriam necessárias. [...] Mas ele estava muito feliz com a pesquisa feita para a série. Estava impecável. Não havia um elemento que não tivesse fundamento na mitologia ou história grega".

No entanto, Alan conta que Steve estava bem alterado com a adaptação de sua obra ao cinema. "Ele me dizia 'acabei de escrever um email bem bravo perguntando o por quê de eu não ter sido consultado para esse projeto e quando eu devo receber meus US$ 15 mil', que era quando Steve devia ter recebido segundo seu contrato [com a editora]", explicou.

"Antes da morte de Steve, eles não pensaram que seria necessário ligar seu nome à história original. Sua única consolação antes de morrer foi que seu nome não seria mencionado a essa produção ignorante. No entanto, depois da morte de Steve, [com a divulgação dos obituários na mídia], eles começaram a envolver o nome dele nos créditos do filme", finalizou Alan.

Em seguida, Alan pede que as pessoas olhem a publicidade do filme antes e depois da morte de Steve. "Peço também que todos aqueles que se importam com Steve Moore e seu legado não vão assistir a esse miserável filme. É a última coisa que ele teria querido", encerra.

Brett Ratner (X-Men: O Confronto Final) dirige o filme, que tem como base a minissérie em quadrinhos Hercules: The Thracian Wars. Além de Dwayne "The Rock" Johnson, estão no elenco Joseph Fiennes (Shakespeare Apaixonado), Peter Mullan (Cavalo de Guerra), John Hurt (Hellboy,V de Vingança), Irina ShaykRebecca Ferguson (The White Queen) e Ingrid Bolsø Berdal (João e Maria: Caçadores de Bruxas), entre outros.

Aksel Hennie (Headhunters), vive o braço direito de Hércules, Tydeus, um guerreiro que luta com dois machados e é tão ensandecido que precisa ser acorrentado à noite, quando dorme; Reece Ritchie (Príncipe da Pérsia), vive Iolau, poeta, sobrinho de Hércules e condutor de bigas; Ian McShane (Piratas do Caribe 4) faz Anfiarau, profeta guerreiro que aconselha Hércules; e Rufus Sewell (Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros) interpreta o lendário ladrão Autólico.

A ideia dos realizadores é deixar o universo mágico mitológico de lado e fazer um filme de ação mais "realista"; Hércules não será um semideus, e sim um mortal. A HQ escrita por Steve Moore já está na mira de Hollywood desde que a editora Radical começou a publicá-la nos EUA, em maio de 2008. O roteiro foi escrito pelo novato Ryan Condal.

MGM desenvolve o filme em parceria com a ParamountHércules chega aos cinemas dos EUA em 25 de julho e tem previsão de estreia para 4 de setembro no Brasil.