Em entrevista à BBC para o documentário Harry Potter and the History of Magic, J.K. Rowling revelou sua inspiração para o símbolo das Relíquias da Morte, objetos que, combinados, transformam o bruxo no Senhor da Morte.

Ela revelou que se inspirou no símbolo maçônico presente no filme O Homem Que Queria Ser Rei (1975), mas que não percebeu isso na época. Ao ver o filme, a autora estava desenhando os primeiros esboços da professora Sprout:
"O símbolo maçônico é muito importante naquele filme. A razão pela qual eu consigo ser bem precisa de quando desenhei isso, é que eu estava desenhando e assistindo ao filme quando minha mãe morreu".

Ao rever o clássico anos depois, ela percebeu a semelhança entre os símbolos: "Tive um sentimento que, em algum nível profundo, esses símbolos estão conectados. A franquia de Harry Potter é sobre perdas, se minha mãe não tivesse morrido, acho que a história seria bem diferente do que é". Confira os dois símbolos:
A data de 31 de outubro também é celebrada pelos fãs da franquia, já que marca quando Harry Potter sobreviveu ao ataque de Voldemort e se tornou "o menino que sobreviveu".
O universo de Harry Potter voltou aos cinemas com Animais Fantásticos e Onde Habitam, e a sequência tem lançamento previsto para 16 de novembro de 2018.