Em entrevista à Entertainment Weekly, Eddie Redmayne revelou que Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald será o filme mais sombrio do universo Harry Potter [via Heroic Hollywood]:
"O aspecto mais empolgante é a mudança de tom. É mais sombrio, mais minucioso e detalhado do que estamos acostumados com as histórias de Harry Potter. Estes personagens que você conheceu no primeiro filme estão inseridos no mundo bruxo que você está mais familiarizado. Quando eu li o roteiro eu vi estes elementos misteriosos, ele se tornou como um thriller, realmente envolvente".
No final do primeiro filme, o poderoso Bruxo das Trevas Gerardo Grindelwald (Johnny Depp) foi capturado pela MACUSA (Congresso Mágico dos Estados Unidos da América) com a ajuda de Newt Scamander (Eddie Redmayne). Mas, cumprindo sua ameaça, Grindelwald escapou e começou a reunir seguidores, que em sua maioria desconhecem seu verdadeiro propósito: elevar os bruxos de sangue puro para dominar todos os seres não-mágicos. Em um esforço para frustrar os planos de Grindelwald, Alvo Dumbledore (Jude Law) procura seu antigo aluno, Newt Scamander, que concorda em ajudar, sem saber dos perigos que o aguardam. Linhas são traçadas quando amor e lealdade são testados, mesmo entre os amigos e familiares mais verdadeiros, em um mundo bruxo cada vez mais dividido.
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald é a segunda das cinco novas aventuras do Mundo Bruxo de J.K. Rowling e tem estreia marcada para 15 de novembro de 2018.