Um dos anúncios mais inusitados de 2023 no The Game Awards veio pelas mãos da SEGA, que revelou o reboot de cinco franquias clássicas (e há algum tempo esquecidas) de seu catálogo. A iniciativa tem como objetivo não apenas retomar esses jogos clássicos, mas trazê-los em um formato que faz sentido para os tempos atuais. Se a ideia era essa, Shinobi: Art of Vengeance, primeiro título dessa iniciativa a chegar às lojas, é um ótimo sinal de que estão no caminho certo.
O Omelete teve a oportunidade de jogar uma versão de testes do game, que chega em 29 de agosto para PC e principais consoles, durante a Retrocon 2025, ocorrida em São Paulo no fim de julho. A build trazia a introdução do game e uma fase um pouco mais avançada, na qual o protagonista Joe Musashi já tem algumas habilidades desbloqueadas.
Art of Vengeance retoma as raízes da série como um jogo de plataforma 2D com ação, e o parceiro escolhido para esse desenvolvimento não poderia ter sido melhor: o estúdio francês Lizardcube, que se envolveu nas artes de Streets of Rage 4. O resultado é a primeira coisa a saltar os olhos durante o teste, com um visual desenhado à mão belíssimo, no qual tanto a movimentação de Musashi quanto o cenário parecem pinturas em movimento.
Os campos brancos do lar de Musashi são apenas o começo da aventura, que, como o próprio título já entrega, será sangrenta, com o ninja em busca de se vingar do grupo que dizima o seu clã em uma tentativa de dominar o mundo.
A partir daí, Art of Vengeance pega elementos que Shinobi tem desde o seu primeiro jogo, como a verticalidade e os desafios de saltos, e os transporta para um design de cenários que aposta na amplitude. Saltos duplos, deslizamentos e escaladas de parede fazem parte do repertório de Joe, e são colocados à prova à medida que os abismos ficam maiores e mais desafiadores.
Art of Vengeance também esconde em suas fases diversos caminhos que só podem ser desbloqueados com poderes adquiridos ao longo do jogo, pegando emprestado elementos de metroidvania. Entretanto, o jogo não adere completamente ao gênero, já que possui uma estrutura de fases mais definida, em vez de se desdobrar por áreas interconectadas.
A arte é o que mais chama a atenção, mas o combate também vai conquistando a atenção aos poucos. A experiência da Lizardcube em Streets of Rage 4 se prova valiosa, já que os golpes de Joe Musashi carregam consigo uma sensação de peso bem capturada por pausas muito curtas entre os frames de ataque, o que deixa cada parte de uma combinação de ataques mais prazerosa.
A lista de combos também parece generosa, permitindo o encaixe de golpes fracos e fortes com deslizamentos, o que dá ao jogador a chance de fazer malabarismo com os oponentes, acertando-os sem deixar que eles caiam no chão.
Quando a situação aperta, o jogo também tem uma seleção de magias e golpes especiais que podem eliminar vários oponentes de uma vez só. Durante os testes, acabei utilizando essa opção como último recurso, mas há espaço para desenvolver melhor essas habilidades e usá-las com mais frequência.
Shinobi: Art of Vengeance chega em 26 de agosto para PlayStation 5, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox Series X e Series S, PC e Xbox One.