Informações sobre a nova geração de Pokémon começaram a surgir online após usuários conseguirem supostamente fazer datamining de Pokémon Legends: Z-A, trazendo o que pode ser possivelmente as primeiras informações da próxima geração da franquia.
Segundo os rumores, a décima geração se chamaria Pokémon Wind e Pokémon Waves, e seria dirigido por Shigeru Ohmori, que também foi responsável por Scarlet e Violet e Sword e Shield. Os supostos jogos seriam baseados na Indonésia e no Sudeste Asiático.
Ainda é alegado que os dois lendários da geração, seriam Pokémon ancestrais que "aceitam somente humanos que procriaram e criaram propriamente os seus Pokémon". Ambos seriam associados a tempestades, com um deles tendo relação com o vento e o outro com as ondas, por isso o nome.
O vazamento ainda citaria "Pokémon Sementes", que seria uma nova forma de Pokémon bebês, como Magby, Pichu e outros. Uma nova mecânica de combate baseada no tempo também estaria sendo desenvolvida. Alguns detalhes sobre o protagonista também supostamente vazaram.
Ele seriam uma "criança da cidade" que a mãe ganha uma viagem na loteria, levando a família para tirar férias. Acompanhando o protagonista está um irmãozinho, que aparentemente crescerá ao longo do jogo. Ao chegarem à ilha, eles a encontram sendo destruída por um presidente que anteriormente construiu um resort onde Pokémon e humanos poderiam conviver em harmonia.
No entanto, depois que um Pokémon mata um de seus dois filhos, ele passa a odiar Pokémon. Os vilões do jogo, por sua vez, são uma empresa de desenvolvimento imobiliário que provavelmente trabalha com o presidente. O presidente tem outro filho, mas ele não é seu rival, embora você possa imaginar que seria. Em vez disso, seu rival é um amigo que você faz na ilha.
Vale destacar que tudo não passa de rumores, e como se trata de um suposto datamining, as informações estão sendo traduzidas do japonês, o que pode fazer com que muito do contexto se perca ao ser traduzido.