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Preview: Warhammer 40.000: Dawn of War IV é a definição do gênero RTS

Com volta às origens o novo jogo promete ser o maior lançamento da série com 4 facções principais, e mais de 70 missões na campanha

4 min de leitura
20.08.2025, às 03H30.

O novo Warhammer 40.000: Dawn of War IV, anunciado na gamescom, promete ser uma retomada do gênero do RTS e uma volta às origens do primeiro jogo da franquia, incorporando alguns dos elementos como a volta do personagem Cyrus e da guerra em Kronus. Esse também deve ser o maior Dawn of War já lançado, com diversos modos e quatro facções principais. Em preview exclusiva, foi possível testar uma missão jogando de Space Marine contra uma invasão Orc.

Divulgação/Deep Silver

Muitos dos elementos clássicos de RTS estão presentes nesse primeiro preview do jogo. Uma das primeiras missões é começar a criar uma base para os Space Marines, que lutam ao lado da Guarda Imperial como uma facção separada. Há diversas construções para fazer, cada uma com sua função e com suas unidades específicas — como uma construção para o nosso herói, torretas de defesa para proteger a base, pontos de coleta de recursos entre outras — , o que é como é comum em jogos de estratégia em tempo real.

Divulgação/Deep Silver

Os recursos para coletar continuam sendo requisition — que podem ser obtidos nos requisition point — e power — que vêm dos power nodes. Eles são essenciais para criar as unidades e construções na base. Na missão do preview havia diversos pontos espalhados pelo mapa e a captura é muito simples — apenas se aproximar com uma unidade a para a captura começar automaticamente — e é possível dar upgrade nesses pontos para que gerem mais recursos ou então conseguirem se defender sozinhos de invasões.

Mais alguns recursos de RTS estavam presentes já neste preview, como estratagemas para o herói Cyrus usar em batalha, comandos para facilitar a movimentação do exército, e unidades sobem de nível e desbloqueiam novas habilidades. Além disso, mantêm a tradição de que unidades são grupos de três, conferindo uma sensação maior de controle de um exército. A missão disponibilizada evidenciava o compromisso do estúdio em trazer de volta o RTS para o Dawn of War, uma reclamação bastante comum dos jogadores mais antigos, já que os anteriores alteraram diversos pontos, descaracterizando o gênero.

Divulgação/Deep Silver

O preview também deixa claro que cada facção terá suas próprias características — os Space Marines focam em uma menor quantidade de unidades, utilizando torretas para defender as bases, e os Orcs seguem a lógica oposta, apostando na quantidade imensa de unidades que eles conseguem criar. Essa diversificação é necessária e excelente para um RTS, pois obriga o jogador a aprender a jogar com cada estilo. Como anunciado, cada facção terá sua própria campanha, o que é o momento perfeito para aprender as particularidades de cada uma, inclusive com decisões que podem afetar o rumo da história, tornando a campanha ainda mais interessante.

A missão disponibilizada era simples, mas bem-feita, com tudo o que se espera de um RTS. Aos poucos a base dos Space Marines ganhou forma e habilitou unidades mais fortes para lentamente ganhar terreno dos Orcs. Tiveram também algumas gratas missões surpresas no meio da batalha. A primeira em que era necessário destruir unidades imensas que os Orcs começaram a construir antes que eles estivessem prontas e uma segunda com os Necrons invadindo o campo de batalha. É animador ver que eles se dedicaram a criar distrações saudáveis para que as batalhas não fiquem repetitivas.

Embora o preview não incluísse um tutorial — além das missões e algumas dicas no canto da tela — o jogo parece intuitivo o suficiente para que um jogador médio do gênero se adapte aos comandos sem muito esforço. Claro que eles devem criar um tutorial para o lançamento, mas esse primeiro contato foi ótimo para perceber que eles não dificultaram ou criaram comandos complexos; tudo é fácil de achar e entender a função.

De modo geral, o jogo promete muito. Mesmo sem ter uma demonstração da campanha é possível perceber que o time da KING Art Games está totalmente dedicado a voltar às origens do primeiro jogo e fazer a grandiosa sequência que todos esperam. Do pouco que vimos no preview, eles tem todas as ferramentas para serem extremamente bem sucedidos nessa missão.