Embora Pokémon TCG Pocket já tenha se consolidado como um fenômeno dentro dos jogos mobile da franquia, com mais de 100 milhões de downloads registrados até fevereiro de 2025, o jogo não parece ter o interesse de se tornar oficialmente competitivo para a Pokémon Company.
Em entrevista durante a competição, Chris Brown, diretor global de esports e eventos da Pokémon Company International, afirmou que, por enquanto, o título continuará sendo uma jogatina casual para os jogadores, voltada especialmente para colecionadores e eventos paralelos. A possibilidade de integrá-lo ao cenário competitivo principal, especialmente no Mundial, ainda não está nos planos imediatos. “Estamos sempre procurando coisas novas”, completou o executivo.
Durante os Pokémon Worlds Championships 2025, os fãs podiam competir no Pocket nos eventos paralelos — e as mesas cheias demonstravam o interesse do público em relação a isso.
Ainda assim, a resposta de Brown faz sentido diante da trajetória de crescimento empolgante do jogo e também do tradicional Pokémon TCG. O Pocket funciona mais como uma peça casual e que reforça o ecossistema da marca, atraindo fãs, colecionadores e jogadores.
Em eventos presenciais como o Mundial, isso representa oportunidade de diversificação. A presença de Pocket pode enriquecer ativações, atrair quem busca experiências menos competitivas e expandir o público-alvo do evento. Mas também é sentida a falta do senso de competição, visto que nas oportunidades de eventos secundários, milhares de fãs tiveram o interesse de participar.
Pokémon TCG Pocket já não é apenas uma promessa, é um sucesso,com números que rivalizam com os grandes nomes da franquia mobile. Se, hoje, permanece fora do palco principal, seu poder de atração e monetização deixa claro que pode vir a ser uma peça estratégica essencial nos futuros esforços da Pokémon Company — tanto nos torneios quanto nas ativações globais.