O lançamento de Pokémon Legends: Z-A está chegando e tivemos a chance de jogar uma hora da demo durante um evento presencial em Paris. A experiência mostrou que o game está cheio de ideias promissoras, mas ainda deixou alguns pontos em aberto. Confira o que mais gostamos até agora e o que ainda pode melhorar.
5 coisas que gostamos
Nintendo/Divulgação
Customização no estilo Paris
Logo de cara, o jogo apresenta um menu recheado de opções de roupas e acessórios como chapéus, camisetas, jaquetas, óculos e tênis. Tudo inspirado em Lumiose City, que é baseada na cidade de Paris. Até mesmo os NPCs estavam desfilando com visuais estilosos que deixavam qualquer um com vontade de comprar para os próprios personagens.
Batalhas contra Megas com personalidade própria
Se em Anaheim já tínhamos enfrentado Mega Absol, em Paris foi a vez de encarar Mega Victreebel — e a diferença foi enorme. Enquanto Absol apostava em golpes de corpo a corpo e ataques em área, Victreebel atacava à distância, lançava sementes e cuspia poças de veneno no chão. Cada Mega parece trazer uma dinâmica única, prometendo batalhas menos repetitivas e muito mais criativas.
Interação dos golpes com o ambiente
Movimentos como Mist agora deixam efeitos duradouros no campo, mudando totalmente a atmosfera da luta. Esses detalhes, por mais triviais que possam parecer, trazem muito mais imersão e fazem a batalha ficar mais viva e diferente de tudo que já vimos na franquia.
Situações inesperadas (e hilárias)
Em uma cena, um Pokémon simplesmente caiu de um telhado após usar um ataque; em outra, um Alpha Houndoom ficou atacando de cima de uma escada até derrotar o jogador. São momentos que misturam frustração com humor e tornam a experiência única.
Identidade própria em relação à Legends Arceus
Com todos esses elementos e customizaçôes às batalhas de Megas, Pokémon: Legends ZA mostra que não quer ser somente uma repetição de várias fórmulas de Legends Arceus, mas sim um jogo com personalidade própria e que entregue uma experiência completa nova na franquia.
3 coisas que não gostamos
Nintendo/Divulgação
Uso de itens atrapalha o ritmo
Para usar uma poção ou item de ressuscitação, é preciso abrir o menu, esperar o tempo de recarga e só então voltar à ação. Isso quebra a dinâmica acelerada dos combates e poderia ser facilmente resolvido com atalhos, como os usados para Pokébolas.
Esquivas mal explicadas
Desviar dos ataques é possível, mas a demo não deixa claro como o sistema funciona. Quando acerta, é incrível, quase uma cena de anime, mas a falta de clareza pode frustrar.
Pouca variedade de Pokémon nas áreas abertas
Na demo, contamos apenas sete espécies diferentes espalhadas pela Wild Area. Considerando que o jogo se passa em uma cidade, faz sentido, mas fica a expectativa de encontrar maior diversidade em outras regiões para manter a exploração interessante.
Mesmo com algumas ressalvas, Pokémon Legends: Z-A já demonstra potencial para ser uma das experiências mais criativas da franquia. As novidades do jogo empolgam, os detalhes encantam. Até mesmo os motivos que podem não agradar a todos, são pequenos se comparados aos pontos positivos do game e não tornam a experiência do jogador menos dinâmica.
Pokémon Legends: Z-A chegará aos consoles Nintendo Switch 1 e 2 em 16 de outubro.