Monster Hunter Outlanders, jogo mobile da franquia de caçar monstros feito pelo TiMi Studio Group, voltou a dar as caras depois de quase um ano de seu anúncio e trouxe várias novidades. O Omelete foi convidado para participar de uma apresentação mais detalhada sobre o título, com a participação de um dos membros do estúdio.
Em Outlanders, os jogadores poderão criar seu próprio aventureiro e escolher entre outros pré-definidos. Cada um desses aventureiros preenche um dos três respectivos papeis no time. Assault, que se especializa em dano, Disruptor, que foca em enfraquecer os monstros, e Support que cura e resgata outros aventureiros.
Divulgação/TiMi
O jogo se passa em um novo continente, e não possui ligação com outros jogos da série. Outlanders se passa em Aesoland, um lugar dividido em vários biomas e onde os aventureiros poderão explorar e até mesmo construir estruturas. A construção promete mudar como os jogadores engajam com o jogo, sem contar os diferentes tipos de eventos que podem aparecer, como um em que os aventureiros têm que roubar ovos.
Divulgação/TiMi
Movesets detalhados sempre foram o núcleo da série, isso quando falamos tanto das armas dos caçadores, quanto dos monstros. Um grande esforço dos desenvolvedores foi centrado em traduzir as várias mecânicas dos combates para a tela do celular.
Dicas visuais como o monstro brilhar em vermelho antes de um grande ataque ditam o momento certo de um contra-ataque; a janela do ataque em time, chamado de Co-op Skils, novidade na série, também é bastante visual. Isso sem contar os botões touch, que trazem uma forma simplificada de usar as cinco armas que estão no jogo.
Espada longa, espadão, fuzilarco pesado, arco e duplas-lâminas foram as armas anunciadas até o momento para Outlanders, estando presentes na demo na Tokyo Game Show. O sistema de crafting e habilidades de armas também será mais simples que os jogos principais da franquia, mas não deram mais detalhes sobre.
Divulgação/TiMi
Além das armas, os Amigatos marcam seu retorno, junto de novas adições como Rutaco e Trillan. Cada um executa um papel específico no time, assim como os aventureiros.
O sistema de parceiros e aventureiros é a grande novidade aqui, onde vários personagens poderão ajudar nas caçadas, cada um com um papel específico a desempenhar. Pelo visto, é onde o sistema de monetização pode vir a entrar.
Para deixar claro, o TiMi Studio Group não deu detalhes de como vai funcionar a monetização em Outlanders, apenas garantiu que vai entender com a comunidade onde e como melhor aplicá-la. Por enquanto, só podemos tentar adivinhar.
Divulgação/TiMi
O co-op não poderia ficar de fora desse jogo. Disponível para até quatro jogadores, o game contará também com um Gathering Hub, e na apresentação foi mencionada uma Adventures Guild, mas sem muitos detalhes. Provavelmente é um sistema de guildas similar aos de outros jogos mobiles.
Em algumas das perguntas respondidas, foi falado que o jogo não possui uma versão para PC em desenvolvimento, por enquanto, e que também não tem suporte para controles. Monster Hunter Outlanders ainda não tem data prevista para seu lançamento ou testes beta, mas pela fala do desenvolvedor, haverá vários — inclusive as inscrições para o beta fechado já estão abertas. Uma demonstração está disponível para os visitantes da Tokyo Game Show.