Desde que o Nintendo Switch 2 foi anunciado trazendo toda uma gama nova de recursos, os fãs já esperavam que o jogo que mais se aproveitaria das novidades seria Super Mario Party Jamboree. Com um lançamento relativamente recente, era natural que Switch 2 não trouxesse mais um título para a franquia, mas sim uma expansão para o jogo já existente. A Jamboree TV é de fato apenas um apêndice, que dá o gostinho do que seria uma versão para o novo console, sem explorar e nem se aprofundar nos novos recursos.
A título de informações técnicas, é possível aproveitar a expansão sem ter uma câmera e não é necessário ter um microfone, já que o console tem um interno. A expansão custa R$119,90 na eShop brasileira e com ela vem uma teórica versão de Switch 2 do jogo base, mas que não fez grandes mudanças.
Divulgação/Nintendo
Muito menos focada no tabuleiro tradicional, a nova DLC traz principalmente novos minigames e modos, que estão separados do jogo base logo no menu principal e passam uma sensação de ser um título separado. Mas as novidades são basicamente 17 novos minigames — 14 com o mouse e três usando microfone — e apenas dois modos a mais: a Montanha da Diversão e o Show do Bowser.
No Show do Bowser é preciso escolher entre usar uma câmera ou um microfone, sendo que apenas esse modo tem uma área em que a câmera é obrigatória. A disputa é simples, dois contra dois em uma competição de três minigames, sendo o último apenas torcer para o Bowser. Com certeza é uma excelente receita para dar boas risadas com os amigos, enquanto gritam e pulam para o console. Porém, tanto com a câmera quanto o mouse, o número de opções de minigames é bem limitado e torna o modo repetitivo e decepcionante. Além disso, o último minigame — de torcer para o Bowser gritando e se mexendo — tem um peso maior do que os outros dois, o que faz com que apenas essa vitória seja suficiente, em um teórico melhor de três em que dois minigames quase não valem de nada.
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Já a Montanha da Diversão é focada apenas no mouse, mas tem muito mais opções e é mais dinâmica. Nesse modo, há seis tipos de montanha russa diferentes, cada uma com desafios distintos em que dois jogadores precisam limpar os inimigos no caminho, usando o mouse para atirar e participar de minigames para impedir que o tempo acabe no meio do passeio. É definitivamente o modo mais divertido e desafiador entre os dois, já que cada montanha russa aumenta a dificuldade e é preciso tirar boas notas nos minigames para conseguir acrescentar substancialmente o tempo.
No modo de jogo livre em que pode ser escolhido qualquer minigame, não há a opção dos minigames com a câmera — esses só estão disponíveis ao entrar no Show do Bowser — uma escolha um tanto questionável, já que você pode usar a câmera em qualquer lugar da Jamboree TV.
Os novos mini games são legais, mas definitivamente os que melhor exploram o novo console são os de mouse, enquanto os outros deixam a desejar. É compreensível que eles não querem se apoiar tanto na câmera, que é um recurso opcional, mas esse descuido com os jogos que usam microfone, que já vem com o console, não tem sentido. Não é de hoje que os games estão usando recursos de áudio, com jogos que são até exclusivamente jogados apenas com o som, portanto não há desculpas para a Nintendo não ter feito algo mais elaborado.
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O sentimento geral de expansão é de empolgação de explorar os novos recursos, mas que morre rápido com a falta de opções dentre um mar de possibilidades. Fica o questionamento se eles sempre quiseram trazer a Jamboree TV junto com o Switch 2 e acabaram lançando antes, ou se a Nintendo sentiu a obrigação de lançar uma expansão do título, mas o fizeram às pressas. Não que algum fã estivesse esperando um novo jogo por 120 reais, mas ao mesmo tempo enxerga-se de longe as várias oportunidades perdidas nessa expansão. As funcionalidades técnicas da câmera, microfone e mouse são impressionantes, mas ainda é uma conquista do console e não do título.
E não entenda mal: Super Mario Party Jamboree continua sendo um título incrível, divertido e com vários estilos diferentes para jogar, mas talvez até pela comparação com o jogo base, a expansão acabe parecendo muito diminuta. Talvez o hype seja, de fato, o nosso maior inimigo, já que a junção de um excelente jogo e um console com recursos tão diferentes parecia que resultaria em mais um joia. Mas não é o caso de Jamboree TV — que não é ruim, é apenas pequena demais diante da grandiosidade de Mario Party Jamboree.