O Itaú Cultural inaugura neste sábado, 13 de dezembro, a exposição Game+ Arte, cultura e comunidade. A mostra, que ocupa três andares do instituto até 8 de março de 2026, apresenta mais de 50 jogos visando posicionar os videogames como um campo decisivo da cultura contemporânea, ao lado do cinema e da literatura.
A curadoria se estrutura em três eixos principais: Sociedade e Economia Criativa, Educação, e Arte e Inovação. A abordagem busca revelar o papel transversal dos games, que se manifestam do audiovisual à moda e são centrais para a indústria criativa.
"Os jogos se tornaram uma forma de arte contemporânea e são responsáveis por grande parte da economia criativa pelo seu caráter transversal", observa Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural. Ele destaca dados de pesquisa que comprovam que 41% dos entrevistados jogaram games no último ano, percentual superior ao de pessoas que foram ao cinema (37%) ou ao teatro (22%).
A exposição é organizada em um percurso que mescla história, interatividade e arte:
-
Térreo (História): Apresenta uma linha do tempo da evolução dos games no Brasil e no mundo, com 12 títulos históricos e uma coleção de consoles clássicos, do Odyssey a modelos nacionais como o Splicevision.
-
Piso -1 (Interatividade e Comunidade): Foca na experiência de "jogar junto". Aqui, o público encontra jogos de movimento como Just Dance e Kinect Sports, uma área dedicada a multiplayers e um núcleo com games educativos.
-
Piso -2 (Arte e Inovação): Dedicado aos jogos independentes (indie games) e à inovação. Inclui um audiogame acessível para pessoas com deficiência visual, uma seleção de revistas históricas digitalizadas e os concept arts de jogos brasileiros como Dandara e Unsighted, mostrando o processo criativo por trás das obras.
A mostra reúne desde ícones históricos até produções brasileiras recentes, incluindo:
-
Térreo: Space Invaders (1978), Amazônia (1985, de Renato Degiovani) e Huni Kuin: Yube Baitana (2018), jogo desenvolvido em colaboração com o povo indígena Huni Kuin.
-
Piso -1: Extremely Powerful Capybaras (2023), um roguelike cooperativo brasileiro, e ÁRIDA: Backland's Awakening (2019), que retrata a infância no Sertão nordestino.
-
Piso -2: Dandara (2018), Assassin's Creed: Discovery Tour - Ancient Egypt (2018), que transforma o jogo em uma ferramenta educacional, e Unsighted (2021).
A exposição terá um sistema de senhas para jogos de alta demanda e tempo limitado nos demais. Um Caderno do Professor com tema sobre games será lançado no dia 19, oferecendo uma sequência didática para anos finais do Ensino Fundamental.
Serviço:
-
Game+ Arte, cultura e comunidade
-
Período: 13 de dezembro de 2025 a 8 de março de 2026.
-
Local: Itaú Cultural (Av. Paulista, 149).
-
Horários: Terça a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
-
Entrada gratuita.