Grounded 2, criado pela Obsidian, entra em acesso antecipado nesta terça-feira (29) para uma jornada de desenvolvimento parecida com a do seu antecessor. Com uma nova mecânica de montaria e melhorias em geral, a sequência promete acrescentar atualizações com o tempo e acompanhar o feedback dos jogadores para construir um jogo melhor.
“Eu diria que uma das maiores lições que aprendemos, e pensamos que seria o caso, foi que o lançamento em acesso antecipado fez de Grounded 1 um jogo melhor”, relembra Marcus Morgan, produtor executivo do jogo, em entrevista exclusiva ao Omelete. Ele comenta que a decisão de lançar um segundo título foi movida também pela ideia de que cada jogo merecia uma história completa e não faria sentido lançar uma DLC com apenas um capítulo a mais.
Obsidian/Divulgação
As montarias também foram um fator decisivo para criar uma sequência, já que o primeiro título não havia sido projetado para suportar essa mecânica. “A razão pela qual me sinto muito orgulhoso das montarias é que não os tornamos apenas algo que você monta. Nós realmente nos esforçamos para fazê-los parecer que se encaixavam no mundo de Grounded e foram completamente integrados à experiência de sobrevivência”, explica Morgan, destacando em seguida que cada montaria tem a sua função e habilidade.
Os desenvolvedores fizeram questão de que cada inseto fosse único, exemplificando que as formigas soldados vermelhas são ótimas para carregar e construir coisas, enquanto o jogador estiver montado. A aranha tecedeira, por sua vez, já não é tão boa nesse quesito, pois se destaca mais em combate. Morgan também não descarta a possibilidade de o jogo contar com montarias voadoras no futuro. “Não sei se será uma borboleta. Não sei se será uma mariposa. Não sei se será uma abelha. Mas queremos tentar explorar o que podemos fazer com criaturas voadoras”, especula.
Obsidian/Divulgação
Ao ser questionado sobre a ideia de fazer um Grounded ambientado fora dos Estados Unidos, Morgan responde: “Absolutamente. Já falamos sobre, já vi algumas dessas sugestões, algumas dessas ideias, como Grounded Austrália, para que pudéssemos ter as criaturas mais ridículas e perigosas de todos os tempos em todos os lugares. Nós totalmente pensamos nisso, e isso é algo que eu acho que podemos continuar a levar adiante para o futuro.”
Sobre Grounded 2, há uma surpresa no final do primeiro ato para os jogadores, segundo Morgan. “Há uma surpresa lá em particular, uma luta de chefe muito, muito diferente de muitas das coisas que você lutou em Grounded e será uma parte crítica da história também. E acho que será um pouco de surpresa por ter essa experiência no jogo“, diz.
Grounded 2 está disponível para PC e para o Game Pass.