Após uma decisão judicial que proibiu a Apple de receber comissões em compras feitas fora da App Store, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, confirmou no X (antigo Twitter), que a empresa vai colocar Fortnite de volta na plataforma da empresa na próxima semana.
"Retornaremos o Fortnite à App Store do iOS dos EUA na próxima semana. A Epic apresenta uma proposta de paz: se a Apple estender a estrutura isenta de atrito e impostos do tribunal para o mundo todo, o Fortnite será devolvido à App Store no mundo todo e os litígios atuais e futuros sobre o assunto serão encerrados," diz a publicação do executivo da Epic.
O aplicativo não está disponível para iOS nos EUA desde agosto de 2020, quando a Apple o retirou da App Store por implementar o sistema de pagamento no aplicativo da própria Epic, violando as regras da empresa. Desde então, a Apple e a Epic estão envolvidas em uma batalha judicial contínua, incluindo uma decisão mais favorável à Apple em 2021 e a decisão de hoje, que representa uma grande vitória para a Epic.
Fortnite foi lançado pela primeira vez em 2017, originalmente como um jogo de Battle Royale, com 100 usuários disputando o primeiro lugar em um gigantesco mapa. Fortnite ainda é, primordialmente, um game de Battle Royale, mas que hoje funciona como um hub de entretenimento, com modo musical, LEGO, corrida e mapas criados por jogadores e com regras diferenciadas.
Além disso, a franquia se tornou tão grande que já sediou eventos culturais diversos, como apresentações de artistas renomados como BTS e Travis Scott. Outro destaque são as sessões de cinema, incluindo uma maratona global do cinema de Christopher Nolan.
Em um dos últimos levantamentos feitos, no fim de 2023, o jogo registrou mais de 650 milhões de jogadores no mundo, tornando-o um dos games mais revelantes da última década.
O jogo está disponível de graça no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, Nintendo Switch e PC.