Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Games
Notícia

EA FC 26 pode ter estreia de times brasileiros; entenda processo

Bahia e Botafogo já foram licenciados para versão mobile do game

3 min de leitura
09.02.2026, às 11H15.

A chegada de Botafogo e Bahia para EA Sports FC Mobile é um grande indicativo de que times brasileiros estão chegando para o EA Sports FC 26 nos consoles. O game costuma atualizar seus conteúdos de CONMEBOL entre março e abril, dando uma janela próxima para que os conteúdos cheguem. Ainda não há nada confirmado, mas é possível encontrar algumas dicas do que está por vir, e também vale a pena relembrar o porquê da parceria nunca ter acontecido.

Divulgação/EA

Rafael Soares, diretor de marketing do Bahia, chegou a confirmar em suas redes sociais que o clube seria lançado também na versão de console do game, mas deletou o post pouco tempo depois. Nas últimas semanas, supostos visuais de cartas e até imagens de jogadores dentro do jogo foram veiculadas em vazamentos, mas ainda não houve um anúncio oficial da EA.

Uma das teorias vigentes é que mais times podem chegar entre março e abril, quando normalmente ocorrem atualizações no banco de dados da CONMEBOL, acompanhando o fim da fase de grupos da Copa Libertadores e Sul-Americana.

Por que EA Sports FC 26 não tem times brasileiros?

Os direitos de imagem de jogadores de futebol — e atletas no geral —  são negociados individualmente no Brasil. A prática difere de praticamente todo o restante do mundo, onde é possível obter esse licenciamento por meio de entidades que gerenciam grandes grupos de esportistas, com a FIFPro sendo a principal referência ao representar mais de 77 mil futebolistas.

Para um game do calibre de EA Sports FC, que já tem números excelentes há muitos anos, é provável que o custo de se fazer isso com cada jogador do Brasileirão não compense o reflexo em vendas e receita no geral. A franquia já vende muito bem, inclusive dentro do Brasil, e embarcar em outro modelo de negociação para agradar apenas uma parcela da base de fãs não deve ser recompensador financeiramente.

Em casos como o da Copa Libertadores, a CONMEBOL detém os direitos de imagem sobre os times participantes, justificando a presença de clubes como Flamengo e Palmeiras em uniforme e brasão. Ainda assim, rosto e nome ainda são propriedade individual de cada jogador, e é por isso que há nomes e aparências genéricas presentes no game.

A entrada de Bahia e Botafogo se deu por conta de negociação direta com os dois times, que devem facilitado as conversas com cada jogador, mas não há detalhes de como a proposta foi feita.

Para ter os principais clubes do Brasil em seu jogo, a EA teria de realizar essa conversa com a administração de cada um deles — resta aguardar se o estúdio terá essa disposição, especialmente com nomes como Corinthians, Flamengo e Palmeiras tendo contrato fechado com o eFootball.

Webstories