Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Games
Notícia

Diretor de Divinity e Baldur's Gate 3 se defende sobre uso de IA generativa

Swen Vincke se mostrou bem nervoso com a reação do público

2 min de leitura
IP
16.12.2025, às 17H16.

Créditos da imagem: Reprodução

Após revelar em entrevista para a Bloomberg que a Larian Studios estava recorrendo à IA generativa, o diretor do estúdio, Swen Vincke, foi se defender no (antigo Twitter), sobre da tecnologia em artes conceituais. 

Apesar de dizer que estava forçando os desenvolvedores a usar IA generativa na entrevista, Vincke comentou que "Nós não estamos forçando a barra para substituir artistas conceituais por IA". 

O diretor continuou: "Temos uma equipe de 72 artistas, dos quais 23 são artistas conceituais, e estamos contratando mais. A arte que eles criam é original e estou muito orgulhoso do que eles do. Fui questionado explicitamente sobre arte conceitual e nosso uso da Gen AI. Respondi que a utilizamos para explorar ideias. Não disse que a utilizamos para desenvolver arte conceitual. Os artistas fazem isso. E eles são, de fato, artistas de nível internacional. Usamos ferramentas de IA para explorar referências, assim como usamos o Google e livros de arte. Nos estágios iniciais de ideação, usamos isso como um esboço para a composição, que depois substituímos por arte conceitual original. Não há comparação," disse o executivo, que finalizou.

"Contratamos criativos pelo seu talento, não pela sua capacidade de fazer o que uma máquina sugere, mas sim porque eles podem experimentar com essas ferramentas para facilitar o seu trabalho", encerrou o texto de Vincke.

Contudo, na reportagem para o jornalista Jason Schreier, Vincke disse algo diferente. "Tudo é feito por humanos, estamos escrevendo tudo nós mesmos. Os criadores, entretanto, costumam usar ferramentas de IA para explorar ideias, encorpar apresentações de Power Point, desenvolver artes conceituais e escrever textos temporários", comentou Vincke.

Ele ainda adicionou que ferramentas do tipo causaram algum receio na equipe, inicialmente, mas essa fase foi superada: "Acho que nesse ponto, todos da empresa estão mais ou menos OK com a forma que estamos usando".

Webstories