O próximo game da franquia BioShock passa por problemas de desenvolvimento, de acordo com apuração do site Bloomberg. O jogo, que foi anunciado oficialmente em 2019, teria passado por uma mudança no seu comando após falhar em um teste interno da publicadora 2K Games.
Segundo a reportagem, a narrativa do jogo seria um dos pontos mais criticados internamente, e precisaria passar por uma reformulação. A história é um das características pelas quais BioShock é mais celebrada, desde o lançamento de seu primeiro game, em 2007.
Entre as mudanças estariam a saída da chefe do estúdio, Kelley Gilmore, e a mudança do diretor Hogarth de la Plante para uma função de publicação. A reportagem também diz que a publicadora cobrou do estúdio Cloud Chamber mais agilidade e eficiência no projeto.
À Bloomberg, a 2K Games confirmou a mudança no comando e afirmou "estar trabalhando duro para garantir a BioShock o melhor futuro possível".
O último game da franquia foi BioShock Infinite, lançado em 2013 sob aclamação de público e crítica. Um ano depois, a desenvolvedora Irrational Games foi fechada e o diretor Ken Levine anunciou sua partida do comando da série.
Desde então, a 2K têm tentando tirar o próximo BioShock do papel, sem sucesso, com vários estúdios diferentes até chegar na atual desenvolvedora, a Cloud Chamber.
Além do game, a Netflix trabalha em uma adaptação como filme, sob o comando de Francis Lawrence, de Jogos Vorazes.