Fãs da saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo - que deram origem à série de TV Game of Thrones -, aguardam desde 2011 o lançamento do próximo livro. Se George R.R. Martin não se apressar, pode até ser que o programa alcance os livros e o material comece a ficar escasso.
George RR Martin
No entanto, em uma rodada recente de perguntas e respostas feita pela revista Empire, Martin revelou que já tem em mente o que fazer caso algo aconteça consigo no meio do caminho: "são dois livros grandes [que vêm por aí]. 1500 páginas de manuscrito cada. Acho que terei sorte. E se tudo der errado, já estabeleci uma rápida saída. Posso jogar um cometa em Westeros e acabar com tudo."
Martin revela ainda que não sabe ao certo como a história acontecerá, mas tem uma noção dos pontos finais. "Odeio esboços. [...] Sei como ela terminará, já pensei no fim dos personagens principais, além dos maiores eventos que vêm por aí, os clímaxes... Mas não necessariamente deixei pronto todos os percalços ao longo do caminho. Isso é algo que vou descobrindo enquanto escrevo, é isso que faz o processo ser tão legal."
A quarta temporada de Game of Thrones, que tem como base a segunda metade do terceiro livro, estreia simultâneamente nos EUA e Brasil, na HBO, no primeiro trimestre de 2014, em data a ser definida.