Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | Bravos e os Homens sem Rosto

Conheça a nova casa de Arya; quer dizer, a casa de "Ninguém"

21.05.2015, às 15H40.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Arya (Maisie Williams) atravessou o Mar Estreito e chegou a Bravos. Lá, procurou a Casa do Preto e do Branco, encontrou um cara que muda de face, limpou gente morta e então aparece um monte de rosto pendurado. Mas peraí, o que significa tudo isso? Calma que a gente explica!

Bravos
Na extrema ponta esquerda de Essos, na parte de cima do mapa, está Bravos. Uma cidade que fica em uma laguna, formada por várias ilhas. Por estar sempre perto da água, o meio mais rápido de locomoção é o barco.

O aspecto mais interessante da cidade é que ela foi formada por escravos fugidos e isso a tornou um lugar livre e cheio de diversidade. Cada pessoa veio de um local diferente e todos são respeitados. Nenhuma religião se sobrepõe a outra e a maioria delas possui templos. Como cada um falava uma língua, o valiriano se tornou predominante, pois era o idioma de seus antigos mestres.

O Titã de Bravos é uma fortaleza em formato de um guerreiro, formada de pedra e bronze. Ele guarda a entrada principal da cidade com seus 120 metros de altura. Cada pé está em cima de uma montanha e para entrar na cidade tem que se passar por baixo dele. Nos livros, ele possui cabelos verdes e seus olhos são imensas fogueiras de farol que iluminam o caminho dos navios. Em algumas moedas locais pode se ver o Titã.

Bravos é um dos maiores portos do mundo e é a mais rica das Cidades Livres - não por acaso é também a sede do Banco de Ferro, fonte de empréstimo de reis e lordes de Westeros. Até Stannis Baratheon (Stephen Dillane) e Davos (Liam Cunningham) já pediram uma ajudinha. Mas é preciso tomar cuidado pois o Banco sempre terá o que lhe é devido e é conhecido por derrubar senhores e príncipes. Por ter esse poder, o Banco de Bravos é uma das organizações mais importantes do mundo.

A esgrima dos bravosi é famosa. Eles lutam sem armaduras e com uma espada bem mais fina do que as de Westeros. Os melhores espadachins são conhecidos como dançarinos das águas. Lembra do professor de "dança" da Arya da primeira temporada? Syrio Forel (Miltos Yerolemou) é de Bravos.

A Casa do Preto e do Branco
Templo dedicado ao Deus de Muitas Faces e é onde os Homens sem Rosto se reúnem. Lá são feitos alguns serviços religiosos à comunidade, como limpar os mortos. Existem mais de 30 estátuas de deuses diferentes formando um santuário público que visitantes podem entrar e acender velas aos seus deuses. Além disso, podem beber água da fonte, que causa uma morte indolor. Já vimos a Arya ajudando uma garota doente a tomar dessa água.

O Deus de Muitas Faces
É um deus que representa todos os deuses da Morte, de todas as religiões. Entre eles está o Estranho, um dos Sete (leia mais sobre a Fé dos Sete). É o deus adorado pelos Homens sem Rosto, que acreditam que a morte é um presente, o fim do peso de viver.

"Valar Morghulis" é uma frase muito ouvida em Essos, ela significa "todos os homens devem morrer". A resposta deve ser "Valar Dohaeris", todos os homens devem servir.

Homens sem Rosto
Os Homens sem Rosto são uma sociedade secreta de assassinos muito antiga com raízes em Valíria. Eles são temidos não só pelas suas habilidades mortíferas, mas também porque podem mudar de aparência em segundos.

Para se tornar parte desse grupo, a pessoa deve deixar sua identidade de lado e virar "ninguém". Qualquer pessoa pode se tornar um Homem sem Rosto com o treinamento correto. Eles não podem matar pessoas conhecidas, somente pessoas que são contratados para assassinar e a morte geralmente deve parecer um acidente. Os preços costumam ser caros - logo, matar um rei ou rainha é mais caro ainda. O Rei Robert até cogitou contratar um Homem sem Rosto para matar Daenerys (Emilia Clarke), mas Mindinho (Aidan Gillen) lembrou o quanto isso custaria e o rei desistiu.

Arya conheceu Jaqen H'ghar (Tom Wlaschiha) na segunda temporada, ele lhe deu uma moeda falando para ela o procurar um dia. O que ela teria que fazer é dizer "Valar morghulis" e entregar essa moeda para um bravosi. Hoje, ele virou tutor da Arya nessa sociedade que a garota almeja fazer parte. Nos livros eles não se encontram mais, quem dá o treinamento de Arya é outra pessoa, ou pelo menos, outra cara.

Os Homens sem Rosto tem sede na Casa do Preto e do Branco e lá penduram várias "máscaras" com os rostos que eles usam de disfarce. A pessoa que veste uma face dessas assume a verdadeira aparência do indivíduo escolhido. Não se sabe muito bem se suas habilidades são apenas mágicas ou se há algum tipo de truque físico também. Mas parece que vamos descobrir, já que a Arya deve aprender como fazer a metamorfose muito em breve.

Saiba mais sobre a Fé dos Sete; Aerys Targaryen, o Rei Louco; e Valíria e os Homens de Pedra nos nossos artigos especiais sobre a série e os livros.