Anunciado em 2021, o filme de Zatanna está oficialmente cancelado, confirmou Emerald Fennel (Saltburn). Outrora anunciada como roteirista do projeto, ela revelou que chegou a escrever o filme, e falou pela primeira vez sobre os bastidores do cancelamento.
"Não, não vai acontecer, mas eu amava. Era algo no qual eu estava trabalhando antes de [Bela Vingança]. Foi quando o J.J. Abrams havia acabado de chegar na Warner Bros. e iria fazer o reboot do Dark Universe", contextualizou em conversa no podcast Happy Sad Confused [via Comic Book Movie]. O longa teria Abrams como produtor executivo. "Eu escrevi, e era um roteiro razoavelmente louco, no bom sentido."
A novidade não é exatamente uma surpresa. Anunciado para a HBO Max, Zatanna teve o lançamento pela plataforma cancelado no ano passado. Na ocasião, a Warner iria oferecer o projeto a outros streamings --o que, pelo jeito, não rendeu bons resultados. Além disso, considerando que a configuração atual do DCEU será descontinuada sob o comando de James Gunn e Peter Safran, era de se imaginar que o investimento morreria na praia.
Segundo Fennel, ela chegou a escrever uma versão do roteiro, e o desenvolvimento do projeto ficou preso em burocracias muito antes de Gunn e Safran entrarem na jogada. "Eu escrevi, mas era complicado, o regime mudou [...] No final, todo o universo mudou, e tudo bem. Foi legal fazer. Se era possível tirar do papel, isso é uma questão, eu só fui chamada para escrever."
Zatanna apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1964. Ela é filha do mágico John Zatara e descobre seus poderes quando começa a investigar o desaparecimento do pai. Nas HQs, Zatanna também integrou a Liga da Justiça Sombria.