O filme sobre o cineasta Pier Paolo Pasolini que Abel Ferrara dirigirá, com Willem Dafoe no papel principal, está começando a sair do papel. Segundo o Cineuropa, o financiamento foi fechado e as filmagens devem começar neste ano.
Willem Dafoe
Pier Paolo Pasolini
Pasolini contará os últimos dias de vida do italiano, que foi morto em 2 de novembro de 1975, em Roma, aos 53 anos, atropelado com seu próprio carro. Apesar de um bandido de 17 anos ter confessado o crime, em 2005 ele reconheceu que agia por encomenda. Naquele mesmo ano, outras revelações indicaram que Pasolini teria sido morto por um extorsionista que roubara rolos de Saló, um dos clássicos do diretor.
A polícia de Roma, porém, não viu indícios suficientes para reabrir o caso sobre a morte do cineasta, conhecido por seus filmes "escandalosos" e seus textos incendiários, que falavam de sexo, religião e política, e que transformaram Pasolini em inimigo dos democratas-cristãos italianos.
Pasolini será a quarta colaboração entre Ferrara e Dafoe, depois de New Rose Hotel, Go Go Tales e 4:44 - O Fim do Mundo. Atualmente o diretor finaliza outro filme sobre uma figura pública controversa, Welcome to New York, sobre o ex-diretor do FMI Dominique Strauss-Kahn.