Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Lista

Viola Davis | Séries e filmes imperdíveis para quem é fã da atriz

Intérprete é referência de talento e versatilidade no cinema e na telinha

1 min de leitura
FB
21.08.2025, às 10H00.

Créditos da imagem: Reprodução

Impossível ser apreciador da sétima arte sem admirar o talento de Viola Davis.

Na ativa desde 1993, a atriz ganhou o respeito do público e da crítica em uma época em que ainda não se discutia a representatividade negra no cinema, sendo, não por caso, um das maiores referências do movimento moderno.

Versátil como poucas intérpretes de sua geração, acumulou ao longo da carreira várias indicações ao Oscar e a outros prêmios de renome.

Nas últimas décadas, deu espaço em seu currículo também a produções de TV e streaming, o que só fez aumentar seu reconhecimento e popularidade.

A seguir, listamos sete títulos onde Viola brilha em papéis dos mais variados tipos e tamanhos.

Dúvida (2008)

Aclamado longa de Scott Rudin (A Rede Social), toca em temas delicados, como o racismo e a homofobia, ao explorar as dúvidas acerca da relação entre o padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), professor de uma escola tradicional nos anos 1960, e Donald (Joseph Foster), o primeiro aluno negro aceito na instituição.

Viola tem uma participação pequena, mas marcante, na pele da mãe de Donald. Mesmo aparecendo em uma única cena, a atriz praticamente rouba o filme para si, a ponto de ter sido indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por este trabalho.

Histórias Cruzadas (2011)

Filmes com forte teor crítico e racial não são raros no currículo da atriz, e este é um dos mais marcantes nessa linha.

Sua personagem, Aibileen Clark, trabalha como babá e empregada doméstica para uma família branca na década de 1960, assim como sua melhor amiga, a cozinheira Minnie (Octavia Spencer).

A vida de ambas muda quando encontram na jornalista Skeeter (Emma Stone) a voz que precisam para expor o racismo de que são vítimas nos lares de seus patrões.

United States of Tara (2010)

Como já vimos, coadjuvar nunca impediu Viola Davis de brilhar  e ela prova isso mais uma vez nesta comédia dramática televisiva, protagonizada por Toni Colette como uma mulher com múltiplas personalidades.

Davis integrou um arco de seis episódios na segunda temporada do programa, na pele de Lynda Frazier, artista que ajuda Kate (Brie Larson), a filha da protagonista, a ganhar fama na internet.

Para surpresa de absolutamente ninguém, esta curta aparição não passou nada despercebida, valendo-lhe uma indicação ao NAACP Image Award de Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia.

How to Get Away with Murder (2014-2020)

Bem-sucedida série de mistério de Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy), que se estendeu na TV americana por seis temporadas – todas protagonizadas por Viola Davis.

Ela interpreta Annalise Keating, professora de Direito em uma prestigiada universidade, conhecida pelos métodos controversos com que conduz seus casos como advogada.

O papel na série rendeu vários prêmios a Viola, entre eles o Emmy de Melhor Atriz, em 2015.

Um Limite Entre Nós (2016)

Como em Dúvida, temos a atriz roubando a cena em um filme de forte teor crítico social, do qual sequer era protagonista.

Agora, porém, sua indicação ao Oscar de Atriz Coadjuvante terminaria em vitória, selando a consagração artística absoluta.

Sua personagem aqui é Rose, esposa de Trox Maxson (Denzel Washington), o personagem central.

Ao ver enterrado o sonho de brilhar como jogador de beisebol, ele trabalha como coletor de lixo para garantir o sustento da família – que inclui, além da companheira, dois filhos e seu irmão Gabriel (Mylkelti Williamson), mentalmente incapacitado pelas sequelas de uma guerra.

Pacificador (2022)

Outra exitosa incursão de Viola pelo universo das séries, agora no streaming. Aqui, ela reprisa o papel de Amanda Waller, que já havia interpretado no filme O Esquadrão Suicida (2021).

A atriz viveria a personagem ainda em um terceiro projeto, agora na função de dubladora: a série de animação Comando das Criaturas.

Webstories

G20 (2025)

Viola Davis interpreta ninguém menos do que a presidente dos Estados Unidos neste que é seu filme mais recente – lançado diretamente no streaming.

Sua Danielle Sutton vê-se obrigada a lutar pela própria vida – e também por seus ideais – quando a cúpula do G20 na África do Sul, é tomada por um grupo de terroristas, ameaçando a integridade dela e de outros líderes mundiais.