O filme Do Inferno, baseado na obra de Alan Moore e Eddie Campbell, está sendo criticado pela maneira como descreve pessoas e eventos em torno dos assassinatos de Jack, o Estripador. Os tablóides londrinos apontam grandes imprecisões históricas como a retratação do inspetor Abberline como usuário de ópio.
"Sim, no filme, Abberline faz uso de ópio", garantiu o produtor Don Murphy. "É um habito mais visual do que o álcool que ele ingeria abusivamente na vida real". Ele ainda acrescenta que embora, Abberline em Do Inferno seja baseado numa figura histórica, ele é apenas uma personagem fictícia numa obra de ficção.
Paul Beggs, autor de Jack the Ripper: The Uncensored Facts e co-autor de The Jack the Ripper A to Z - livros que Moore devorou para redigir seu romance gráfico - discorda da declaração de Murphy. "Embora o inspetor Abberline tenha sido retratado como um alcoólico por Michael Caine no telefilme de 1988, I desconheço qualquer evidência de que fosse um alcoólico".
Na película ainda em produção, o inspetor Abberline é interpretado por Johnny Depp. No Brasil, a HQ Do Inferno está sendo editada em quatro partes pela Via Lettera Editora.