Rambo IV, ou John Rambo, novo filme do atormentado ex-Boina Verde vivido por Sylvester Stallone, já tem vilão escalado faz alguns dias. Mas só agora surgem detalhes sobre o ator - que, na verdade, não é ator.
Sai Mawng, birmanês de 40 anos, natural do vilarejo de Namkham, leste de Mianmar (ex-Birmânia, como o nome Burma foi traduzido no Brasil há anos), é um ex-guerrilheiro do exército de Shan, que tem lutado pela independência do país desde 1948. Hoje aposentado, Mawng participou da seleção de elenco que exigia "um homem birmanês, entre 32-40 anos, com cara de militar, rosto caricatural e hostil". Acabou escolhido entre 300 pleiteantes.
Na trama do filme, 18 anos depois de ajudar os árabes a expulsar os soviéticos do Afeganistão em Rambo III, o soldado está tranquilo. Ele vive sua rotina banal em Bangkok, até que o parente de um missionário de direitos humanos em Mianmar lhe pede ajuda: os voluntários que levam suprimentos para lá estão desaparecendo misteriosamente. Para lutar contra os sequestradores e ladrões de suprimeiros e também contra o corrupto exército do país, Rambo precisará juntar um grupo de jovens mercenários.
1
O ator e cantor britânico Matthew Marsden (Anacondas) será um desses mercenários. As filmagens já começaram na Tailândia, mas o resto do elenco não foi revelado. O roteiro é escrito por Art Monterastelli (Caçado). Stallone dirige.
John Rambo estréia em 2008.